Internet 4G - O que é?

Conheça as principais vantagens da nova tecnologia de internet 4G. Saiba como funciona, entenda das melhoras que serão bastante perceptíveis e onde podemos encontrar essa tecnologia no Brasil.

Atualizado em

Internet 4G

A internet 4G falando de forma a que se possa fazer uma associação é a sucessora direta da 3G,  entretanto, trás consigo avanços significativos principalmente na velocidade de conexão e no carregamento de dados. A sigla vem da expressão 4th Generation, ou seja, a quarta geração de internet móvel.

Inovação e Vantagens

A maior e principal vantagem da 4G é a sua facilidade de carregar e enviar dados, o que torna possível, por exemplo, assistir a vídeos em alta definição (HD) enquanto são baixados, e também armazenar vídeos no computador no momento em que estão sendo captados pela camera.

A tecnologia 4G promete aumentar em até 180 vezes a velocidade de navegação quando comparado ao 3G. O seu serviço também é mais estável, permitindo uma qualidade de conexão até mesmo em veículos em movimento, ao contrário da conexão atual, que muitas vezes tem o sinal reduzido nessas situações.

E ainda, a rede 4G se baseia totalmente em protocolo IP, que é utilizado atualmente para conexão com a internet pelos computadores. Com a utilização do IP em uma rede de telefonia celular, se torna possível o suporte de mais usuários acessando simultaneamente.

Tecnologia 4G no Brasil

Já no Brasil, a internet 4G está disponível apenas na cidade de Brasília, a partir de um serviço da empresa de televisão a cabo, a Sky. Chamada de Sky Banda Larga, a internet, porém, não funciona como o 4G disponível no exterior, que permite a conexão em alta velocidade para dispositivos como celulares e notebooks. A 4G oferecida pela Sky está disponível somente para modens fixos, podendo ser usada em casa ou em escritórios. Ainda assim, a chegada da 4G propriamente dita está prevista para antes da Copa do Mundo de 2014.

A tecnologia de internet móvel 4G pode ser até dez vezes mais rápida que o 3G quando relacionada a Sky 4G. Em anúncio oficial, Caio Bonilha, presidente da Telebras, afirmou que "o projeto da SKY vem ao encontro das metas da presidenta Dilma Rousseff e do ministro das Comunicações Paulo Bernardo de implantação da tecnologia 4G no Brasil".