Ipva deve ser mais caro no ano de 2011 Não se assuste se o seu IPVA 2011 vier mais caro do que veio em 2010, especialmente se seu carro já…

IPVA 2011



Ipva deve ser mais caro no ano de 2011

Não se assuste se o seu IPVA 2011 vier mais caro do que veio em 2010, especialmente se seu carro já tiver com mais de 5 anos. É que o IPVA é calculado de acordo com os valores venais apurados pela Fipe, normalmente com base no mês de setembro do ano anterior. Ou seja, o IPVA 2010 foi calculado de acordo com os valores venais praticados no mês de setembro – justamente na vigência da isenção do IPI para carros novos, o que derrubou, também, o preço dos usados.


Já o IPVA 2011 vai ser diferente. A isenção do IPI acabou e o IPI com taxa reduzida também ja acabou. Depois disso, são as porcentagens normais que valem, o que torna os carros, motos e caminhões novos mais caros. Isso influência também no preço dos automóveis usados, em especial aqueles com mais de 5 anos, que apresentam pouca diferença de preço de um ano para outro quando são da mesma “geração”.

Para esse tipo de carro e, talvez, para carros com motores de maior cilindrada, há uma possibilidade real de subida de preço do modelo em setembro de 2011, em relação ao mesmo mês de 2010. Neste caso, o IPVA obviamente sobe também.