IPVA 2012 – Valor, Consultas e Calendário

Fique por dentro e não perca as datas de vencimento para o próximo ano

Atualizado em

IPVA 2012   Valor, Consultas e Calendário

O ano mal começa e os brasileiros já precisam se preocupar com as contas e os impostos a serem pagos. Um dos que mais mexem no bolso das pessoas é o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Essa taxa é estadual e é cobrada todos os anos dos donos de veículos. Metade do valor pago pelo contribuinte vai para o município na qual o carro está licenciado. Já a outra parte fica nos cofres públicos e vai para áreas como saúde e educação.

Mas infelizmente, não é bem isso que os brasileiros estão acostumados a ver. É por isso que que muitos deles já estão começando a questionar do governo os altos valores do IPVA. Ele é cobrado a partir do valor do carro, podendo ser de 1% até 6%, dependendo do local onde o carro está licenciado. Em São Paulo, por exemplo, neste ano a alíquota foi entre 3% e 4%. O estado contou com um desconto no valor da taxa e em 2012 é possível que isso ocorra também.

Os proprietários de veículos já devem procurar informações sobre o pagamento de 2012, pois o governo já disponibilizou no site da Receita Estadual a consulta e a geração da guia para o pagamento do IPVA do próximo ano. Essa relação é feita através do numero final da placa do carro.

Se você é de São Paulo e já quer adiantar e fazer o seu orçamento, acesso o site www.fazenda.sp.gov.br ou www.detran.sp.gov.br . Para os demais estados, basta acessar o site do Detran e da Secretária da Fazenda da sua região.

Veja o Calendário 2012:

IPVA 2012   Valor, Consultas e Calendário