Tudo o que você precisa saber sobre o IPVA 2012, imposto que causa muita dor de cabeça nos brasileiros. Veja todas as informações!

IPVA 2012

Tudo o que você precisa saber sobre o IPVA 2012, imposto que causa muita dor de cabeça nos brasileiros. Veja todas as informações!



IPVA 2012 – Informações

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto pago por todos os brasileiros que possuem um veículo, seja ele moto, carro, caminhão, etc. Tal imposto deve ser pago todos os anos. O dinheiro desse imposto é teoricamente usado para as melhorias da nossa cidade, como construção de escolas, melhorias na rede de saúde, infra-estrutura, resumindo ajudando na nossa qualidade de vida.

O valor do imposto IPVA 2012 é cobrado de acordo com o valor do veículo que você possui, o IPVA pode custar de 1% a 3% do valor de seu automóvel. Para o ano de 2012, o IPVA teve uma redução do seu valor de 3,75%. Veículos com idade maior que 20 anos de fabricação são isentos do imposto. Todos os anos a Secretaria da Fazenda de cada estado publica a tabela de preços do IPVA. Para o ano de 2012 não será diferente, se você gostaria de ver quanto você terá que pagar de IPVA 2012, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda ou o do Detran de seu estado e ficar por dentro de todas as informações.


Formas de Pagamento IPVA 2012

O IPVA 2012 pode ser pago de duas formas, a vista ou dividido em três parcelas. O pagamento a vista é muito requisitado por pessoas de todo Brasil, visto que o pagamento de uma só vez proporciona um desconto no valor do IPVA, no final acaba sendo vantagem se apertar um pouco mais e fazer o pagamento completo do imposto. O desconto é de 10% no valor do IPVA.

Para fazer o pagamento do IPVA 2012 basta levar a guia que você recebe em sua residência até uma agência bancária e efetuar o pagamento. Caso você não tenha recebido na sua casa a guia de pagamento do IPVA 2012, é fácil tirar a guia pela internet, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda ou Detran de seu estado e solicitar a guia de pagamento.



Caso o pagamento seja feito depois do dia do vencimento, o acréscimo de juros diário é de 0,33% do valor do pagamento, podendo juntar em até no máximo 20% do valor. Fique atento ao vencimento, não pague mais por desatenção!

[youtube]EbLLrw8JEeY[/youtube]