Legalização da Maconha - Argumentos Contra e A Favor

A Legalização da Maconha é um assunto muito polêmico, existem muitos argumentos contras e muitos a favor. Mas qual será a melhor opção para a nossa sociedade.

Atualizado em

Legalização da Maconha

Sabemos que o uso da Cannabis, mais conhecida como Maconha, é grande em todo o mundo, é um mercado, na maioria das vezes ilegal, que gira muito dinheiro. O consumo é feito por pessoas de várias classes sociais e para diversos fins (medicinais, relaxantes, entre outros). O uso da maconha é descriminalizado em alguns países do mundo, podendo assim ser utilizada com algumas restrições de quantidade. Existem também os países que liberam seu uso de forma medicinal, já que a erva possui substâncias relaxantes.

Aqui no Brasil a campanha para a legalização da maconha tem força já a alguns anos, é evidente a presença de muitos usuários e viciados na sociedade brasileiro. Só que os argumentos a favor e contra a legalização são fortes, e a decisão é algo bastante complexo. Existem exemplos de outros países que melhoram, com a legalização, a qualidade de vida da sociedade, porém, sabemos que isso requer uma organização bem melhor o que a que temos aqui no Brasil.

Argumentos A Favor

O principal argumento para os que defendem a utilização e o comércio livre da erva é por ela se tratar de algo natural, sendo assim não ocasionaria danos graves a saúde, ao contrário do cigarro ou do álcool por exemplo. Além desse, existem também:

Legalização da Maconha

  • A diminuição do tráfico de drogas nas grandes cidades, já que a venda se tornaria um comércio legal, com pagamentos de tributos, e poderia ser vendida em bares, lojas, conveniências, entre outros estabelecimentos.
  • A diminuição da utilização de menores e jovens para as vendas através do tráfico.
  • O Governo iria passar a investir o dinheiro que utiliza em segurança pública e outros transtornos causados pela proibição do uso da maconha em outros fins. Além de começar a arrecadar impostos sobre a venda do produto.
  • Sabemos que o uso da maconha existe em larga escala, a droga é encontrada quase que facilmente por qualquer pessoa que queira comprar, isso seria feito apenas de uma forma não ilegal. Ou seja, seria apenas deixar de ser crime uma coisa que já existe.
  • Pesquisam indicam que o índice de dependência do uso da maconha é menor do que o do álcool e do cigarro, dessa forma deixaríamos de ter viciados para ter apenas usuários.
  • Pesquisas sobre as propriedades da maconha passariam a ser liberadas, ajudam assim ao desenvolvimento de tratamentos médicos.
  • Diminuição da corrupção de policiais, políticos e outras pessoas que se beneficiam com a ilegalidade cobrando taxas para facilitar a venda da maconha.
  • Assim como outros produtos, a maconha passaria por um processo de avaliação por órgãos de defesa do consumidor, para que a substância vendida fosse realmente natural e não possuísse misturas.
  • A liberação em outros países vem com que o consumo diminuisse, ao contrário do que muitos pensavam.

Argumentos Contra

Apesar de serem vários os argumentos que defendem a legalização, existem também os que são contra, e mostram os seguintes argumentos:

  • A maconha é muitas vezes o ponto de partida para outras drogas mais pesadas, como cocaína, heroína e o crack.
  • Estudos indicam que a maconha pode causar problemas nos pulmões e perca de memória.
  • Como seria feito a fiscalização para que a droga não fosse mais vendida de forma ilegal, tendo em vista que com a legalização o preço aumentaria, devido a impostos e lucro de fabricantes.
  • A influência negativa que isso pode trazer na formação familiar pode ser grande, já que muitos são a favor, mas não querer que seu filho use.

Legalização da Maconha

Mas e você! É Contra ou A Favor da legalização da Maconha?