Saiba como retirar e armazenar o leite materno, essencial para o bom desenvolvimento das crianças.

Leite Materno

Saiba como retirar e armazenar o leite materno, essencial para o bom desenvolvimento das crianças.

Um dos períodos de maior importância para uma criança é durante a sua amamentação, o leite materno é um dos alimentos mais completos de nutrientes que a criança pode obter durante os primeiros meses de vida. Além disso, o bebê também ficar confortável e calmo, com o carinho e proximidade da mãe.

Porém com as obrigações e responsabilidades diárias uma mãe nem sempre pode estar presente nos horários que seu filho tem fome e precisa da amamentação, por isso é essencial o armazenamento do leite materno para que outra pessoa apenas com uma mamadeira possa alimentá-lo. Muitas mães tem dúvidas de como tirar e armazenar esse leite materno, vamos mostrar informações para tirar essas dúvidas.

Como Tirar o Leite

Você deve sempre estar em  um lugar tranquilo na hora de retirar o leite, que não tenha interrupções, desligue celular, telefone, e de preferência que o bebê esteja dormindo, dessa forma o leite vai fluir melhor durante a retirada. Além disso tenha sempre um copo com água próximo, caso tenha sede.

Existem duas formas de extrair o leite, a manual, onde você mesmo vai fazer uma ordenha com as mãos, e a com bombas de sucção, onde será usados uma bomba manual ou elétrica para retirar o leite.

Para retirar manualmente massageie a mama por completa, com movimentos circulares da base em direção à aréola. Coloque os polegares acima da aréola e os outros dedos abaixo e, assim, espremer ritmicamente a parte inferior do seio, enquanto o pressiona contra a costela. Esse processo pode levar, em média, de 20 a 30 minutos em cada seio, principalmente enquanto não estiver prática.

Existem mulheres que não se adaptam bem a esse método de extração, e optam pelas bombas de sucção, manual ou elétrica. Todas vem com manual de instrução de como retirar o leite, alguns dessas máquinas tem preços elevados e por isso podem ser alugadas. De qualquer forma o importante é sempre cuidar da higiene dos acessórios, deixando-os sempre esterilizados.

Para ambos os processos de extração, lave sempre as mãos e as mamas antes, com sabonete neutro e seque com uma toalha macia de forma delicada, sem fazer atrito. Evite falar, espirar ou tossir enquanto tira o leite.

Como Armazenar

Utilize potes de vidro esterilizados, de preferência com a boca larga para facilitar a colocação do leite, e identifique colocando etiquetas com a data que foi retirado. Se o leite for ser utilizado em um período de até 24 horas ele pode ser armazenado somente na geladeira. Mais do que isso ele deve ficar congelado, no freezer (sem ser aqueles acoplados) durante até 15 dias.

Para transportar o leite a outros lugares, utilize sempre bolsas térmicas.

Importante

Para dar o leite ao bebê nunca ferva ou leve ao microondas antes. Para esquentar, caso não esteja congelado, mergulhe o recipiente na água morna. Agite-o levemente para que fique todo na temperatura ambiente, não deixe ele esquentar muito, basta tirar o geladinho da geladeira. Se estiver congelado, retire do freezer e coloque na geladeira um dia antes de ser usado, depois faça o mesmo processo.

O leite extraído nunca deve ser substituto total da amamentação do seu filho, só deve ser usado em casos de necessidade. A sucção do bebê é responsável pela produção do leite, e com o armazenamento há perda de nutrientes.