Como Limpar Prata com Bicarbonato

Atualizado em

Limpar Prata

É costume da nossa civilização usar acessórios para enfeitar o corpo ou a casa, desde de antigamente quando outras civilizações descobriram os metais preciosos que os usam para enfeitar os corpos e suas residências. Aqui no país um metal precioso que é muito usado em jóias e enfeites é a prata. A prata como os outros metais preciosos não enferruja, não é alérgica, e tem um brilho próprio, porém depois de algum tempo a prata ao contrário de outros metais pode oxidar ou arranhar mais facilmente.

Isso ocorre devido a prata ser sensível ao enxofre e ao cloro, materiais esses presentes em muitos produtos como água sanitária, cola branca, anti-séptico, água oxigenada, até mesmo alimentos como ovo, maionese, cebola podem oxidar a prata. Em lugares com grandes concentrações de veículos o nível de enxofre no ar também é grande, podendo assim escurecer a prata. Abaixo uma foto com a diferença de uma prata oxidada para uma limpa.

Limpar Prata

Limpando a Prata

Vendo isso você se pergunta logo, e então como vou fazer para limpar minha prata oxidada, um método muito eficaz é a limpeza com bicarbonato de sódio, funciona da seguinte forma.

  • Pega um recipiente fundo e coloco revestindo ele papel alumínio
  • Coloque mais ou menos 1 litro de água (pode ser menos, porém a quantidade dos produtos abaixo devem ser diminuidas proporcionalmente)
  • Três colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio
  • Três colheres de sopa de sal de cozinha
  • Coloque todos os ingredientes na tigela, misture e coloque a prata dentro

O vídeo abaixo mostra a limpeza da prata com bicarbonato.

Depois disso é só enxugar e sua prata estará brilhando como nova.