A Marcha das Vadias 2014 vai esquentar mais uma vez as cidades de todo o país, sempre com o lema de manifestar contra a violência feminina que ocorre sempre

Marcha das Vadias

A Marcha das Vadias 2014 vai esquentar mais uma vez as cidades de todo o país, sempre com o lema de manifestar contra a violência feminina que ocorre sempre

marcha-das-vadiasMuitos anos atrás os direitos de homens e mulheres eram diferentes, as mulheres tinham uma menor participação em importantes processos da sociedade, como trabalhos, decisões eleitorais e até mesmo opiniões pessoais em seus próprios relacionamentos ou na educação de seus filhos. Após anos de luta contra essa cultura, as mulheres conseguiram obter uma maior atenção e autoridade sobre seus atos. Outro ponto muito importante é a violência contra a mulher, que já ocorreu e ainda ocorre bastante.

Um ponto que tornou-se polêmico em todo o mundo sobre esses grandes índices de violência contra a mulher foi o fato de que isso poderia estar acontecendo devido ao comportamento das mulheres, ao utilizarem roupas curtas, decotadas ou chamativas, como também outros fatores que possam chamar atenção para seu corpo, despertando desejos nos homens. Porém, sabemos que isso não é tão verdade assim.

Marcha das Vadias

Foi então que em abril de 2011 foi criado um movimento feminino chamado Marcha das Vadias, que teve seu primeiro protesto em Toronto, no Canadá. O foco do protesto é exatamente sobre essa crença de que as mulheres acabam sendo violentadas devido a seu comportamento.

Depois desse primeiro protesto, o movimento espalhou-se pelo mundo, e chegou a vários países da América e Europa, inclusive aqui no Brasil. A maioria dos protestos ocorreu em 2012 em vários cidades do país, sempre com uma grande quantidade de mulheres reivindicando seus direitos de liberdade sobre o jeito de vestir-se, porta-se e falar. Em todos os lugares as participantes utilizavam roupas de todos os tipos, das utilizadas do cotidiano até as mais provocantes, como roupas íntimas, blusas transparentes e sutiãs.

Marcha das Vadias 2014

Como não poderia deixar de ser, também já ocorreu e ainda vai ocorrer a Marcha da Vadia 2014, em várias cidades do país. Em alguns lugares como São Paulo e Recife, a manifestação já aconteceu, e foram realizadas, respectivamente, nos dias 24 e 31 de maio. Confira abaixo algumas fotos das manifestações.

Fotos