Materiais condutores são aqueles que permitem a passagem de cargas elétricas com facilidade. Nesses objetos, os elétrons da última camada, que podem ser chamado de elétrons livres, ficam fracamente ligados ao núcleo, podendo ser arrancados facilmente deles.
Exemplos de materiais condutores
Um dos maiores exemplos de materiais condutores é o ferro. Ele possui apenas dois elétrons na última cada. Esses elétrons são retirados do núcleo com muita facilidade, por isso ele é um material condutor. Ou seja, todos os objetos feitos com ferro são condutores e devem ser utilizados com cuidado.
Objetos condutores:
- Lâmpada
- Televisores
- Chuveiro
- Computador
- Ferro de Passar
- Baterias e pilhas
Se olharmos ao nosso redor, veremos muitos materiais condutores de energia: fios de eletricidade no postes, nas indústrias, nos eletroeletrônicos, etc.
Isolantes
Materiais isolantes são aqueles que não conduzem eletricidade, pois não existe movimento das cargas elétricas. Os elétrons da última camada, ficam fortemente ligados ao núcleo, ou seja, eles não saem facilmente.
Exemplo de materiais isolantes
Os materiais isolantes são muito usados para encapar fios de eletricidade, por exemplo. A borracha, a mica e o teflon são alguns outros exemplos de objetos isolantes.
Objetos isolantes:
- Borracha
- Silicone
- Vidro
- Cerâmica