Material Escolar - Dicas para fazer as compras

O início do ano é tempo de compra de material escolar, logo as crianças e jovens estarão de volta as aulas. Mas na hora das compras algumas dicas devem ser seguidas para economizar.

Atualizado em

Material Escolar

A educação é essencial para a formação de todo cidadão, é através dela que adquirimos conhecimentos e parte da nossa educação pessoal, toda criança começa na escola com brincadeiras e vai aprendendo aos poucos a ler, escrever, fazer contas matemáticas, e assim vai.

Para os pais isso é uma realização, mas é necessário também um investimento, toda escola pede anualmente uma lista de materiais escolares, onde estão nela itens que serão utilizados pelo aluno durante todo o ano letivo, isso do mais jovem ao mais velho. Uma lista de material escolar não é algo tão barato, e requer pesquisa, pois no total são valores consideráveis. Algumas dicas podem auxiliar a economizar na hora das compras, confira.

Dicas

  • Muitos dos itens listados podem ser encontrados na sua própria casa, como réguas, lápis de cor, borrachas, canetas, lápis. Além disso, use a criatividade, pode-se por exemplo fazer um caderno de desenho com várias folha extras que você tenha, basta imprimir um desenho bonito em papel duro, para usar como capa, juntar todas as folhas, e encadernar. Isso ajuda a economizar, e ensina seus filhos a não desperdiçar.
  • Verifique qual a melhor forma de pagamento, caso tenho condições financeiras, pague a vista e peça descontos.
  • Faça sempre uma pesquisa de preço, na maioria das cidades existem regiões onde se concentram papelarias e livrarias, peça orçamentos da lista de material e compare os preços.
  • Em caso de objetos onde a marca não é especificada, verifique quais são disponíveis, como resmas de papel, lápis de colorir, lápis hidrocor, entre outros, o preço pode variar muito entre marcas diferentes. Mas não esqueça também da qualidade.No caso mais baratos do que os novos.
  • Caso esse ano tenha sido muito apertado no orçamento, ou os valores foram bem maiores do que o esperado, se programe para o próximo ano, para evitar surpresas desagradáveis.
  • Caso seja possível, combine com outros pais e mães, e procurem todos juntos, dessa forma os descontos podem ser maiores, já que a quantidade vai ser maior.