O mau hálito é algo desagradável e com certeza você, leitor, também já foi vítima desta infeliz situação. Ele consiste nos odores vindos da cavidade bucal ou através da respiração. Pesquisas revelam que cerca de 60% da população do planeta já sofreu com o mau hálito. Chamado também de halitose, a causa pode estar relacionada a diversos fatores, inclusives os ligados a alimentação.
Porque temos mau hálito?
Os alimentos que consumimos podem interferir diretamente na questão do mau hálito. Ingerir molhos picantes, alho e cebola, por exemplo, gera um odor desagradável na nossa cavidade bucal. O problema também pode se originar de problemas com a nossa pele ou do próprio ar que expelimos pelos pulmões.
O mais comum são realmente os restos de comida que nós consumimos. Pelo menos 90% dos casos são assim. Não escovar os dentes após a refeição, contribui muito para que o mau hálito ocorra. Minúsculas partículas de comida ficam entre os nossos dentes, acumulando o odor.
Se o paciente possui placas na gengiva o efeito pode ser ainda pior, pois o acumulo de alimentos nas reentrâncias das amígdalas gera “fermentação” destas substâncias, proliferando bactérias. A amigdalite são as partículas liberadas com o tal mal-cheiro produzido por esses restos de comida.
A bactéria vive na boca e adora quando não escovamos os dentes e deixamos resíduos para se alimentarem. O alimento quando fica na boca, fermenta com a saliva, gerando um gás sulfúreo, o mesmo presente em ovos podres. Essas bactérias ficam, geralmente, na parte anterior da língua, criando um muco esbranquiçado que geralmente observamos ao acordar, por exemplo.
Como o corpo reage ao mau hálito?
O ser humano possui suas próprias defesas na boca, as antibacterianas, mais conhecida como saliva. A bactéria bucal que gera o odor, é “anaeróbica”, ou seja, gostam de viver em locais onde o oxigênio não está presente. A saliva contém bastante oxigênio, combatendo assim as bactérias.
Como evitar o Mau Hálito?
- Escovar os dentes ao acordar e antes de dormir, e claro, após as refeições (pelo menos após o almoço e o jantar).
- Reforçar a limpeza dos dentes com auxilio do fio dental, realizando bochecho em seguida, para eliminar os resíduos de alimento entre os dentes.
- Fazer a limpeza da língua com a escova de dente ou com aquelas escovas própria para este procedimento.
- Para evitar que a boca resseque, é importante mantê-la com saliva. Mascar uma goma ou uma bala é importante, desde que seja diet (sem açúcar).
- Para diminuir o mau hálito provocado pelo tabaco ou o álcool, faça um bochecho três vezes ao dia com água e limão, sem açúcar. O limão é ácido e anula odores destas substâncias.
- Alimentação ricas em cenoura, maçã e alimentos fibrosos ajudam no combate ao mau hálito. Além disso, eles auxiliam na limpeza da boca.
- Beba muita água.
- Faça visitas regulares ao dentista.