A meningite é uma doença considerada grave e precisa ser diagnosticada o mais rápido possível, portanto, é preciso conhecer bem a doença e quais sintomas ela desencadeia.

Meningite

A meningite é uma doença considerada grave e precisa ser diagnosticada o mais rápido possível, portanto, é preciso conhecer bem a doença e quais sintomas ela desencadeia.



Basicamente, a meningite é uma inflamação localizada nas meninges, que são membranas que revestem o cérebro. A doença é provocada principalmente por bactérias e vírus. Existem diferentes tipos de meningites, portanto, nem todas são contagiosas ou transmissíveis. A incidência da doença é maior em crianças menores de cinco anos, mas pessoas de todas as idades podem contrair.

Causas

As causas da meningite são diversas, podendo ser contraída através da transmissão pelo doente ou ainda pelo portador através da fala, espirros, tosse e beijos, passa de uma garganta para outra. O meningococo, causador da meningite, pode ser adquirido mas sem causar a doença propriamente dita, porque nosso organismo se defende através de anticorpos criados através de contato anteriores com a bactéria, adquirindo assim resistência a doença.


O organismo mais vulnerável é o da criança de 6 meses a um ano, pois geralmente ainda não se desenvolveu anticorpos para combater o meningococo. A meningite é uma doença considerada grave e que deve se conhecer seus sintomas, pois quando diagnosticada precocemente e tratada rapidamente, pode ser curada sem deixar sequelas ao organismo que foi contaminado.

Sintomas

Dentre os sintomas mais importantes e comuns da meningite, estão:



  • febre alta
  • dor de cabeça forte
  • vômitos
  • dificuldade em movimentar a cabeça
  • manchas vinhosas na pele
  • estado de desânimo, moleza acentuada.

Tratamento

Durante o tratamento o paciente ficará internado em um hospital sobre constante observação, e o tratamento será realizado com antibióticos específicos, geralmente antibióticos fortes.