Mitologia Grega - História, Deuses e lendas da Grécia Antiga

A mitologia grega até hoje é tema muito constante em todo o mundo, ficou conhecida por seu forte conteúdo histórico e por seus personagens, os deuses gregos, as ninfas, o minotauro, os herói, entre outros. É tema constante em livros, filmes e jogos. Conheça a história, quais os deuses e as lendas da Grécia Antiga associada a sua mitologia.

Atualizado em

Mitologia Grega

A história da Mitologia Grega é muito antiga, mas ainda fascina as pessoas com o sua riqueza de detalhes, seus mitos, suas lendas e seus personagens únicos. Existe uma forte tentativa até hoje de se entender melhor o surgimento de tal mitologia, e ao passo que isso ocorre o imaginário das pessoas é recheado de ideias baseadas em filmes e livros lançados que são inspirados na Mitologia Grega.

História

A cerca de 3 (três) mil anos atrás, a sociedade grega da época não achava explicações científicas para uma boa parte dos fenômenos naturais que os cercavam,  esse foi um dos motivos para as famosas criações dos mitos que conhecemos até hoje, mas também existe o fato da vontade de preservação da memória histórica de seu povo.

Os gregos possuíam e até hoje possuem uma característica bastante peculiar, eles enxergavam vida em quase tudo ao seu redor, e buscavam explicações para o que viam. Foi dessa imaginação um tanto quanto fértil que os personagens e figuras mitológicas foram criadas. Para eles, os Deuses, as ninfas, os heróis, titãs, centauros, rodeavam os humanos no mundo material e influenciavam diretamente em suas vidas.

 Um famoso nome da história grega é o da pitonisa, que era tida como uma espécie de sacerdotisa, no qual os gregos consultabvem em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo como também sobre o seu próprio futuro. Era quase que de certeza uma resposta baseada na mitologia grega para responder tais acontecimentos. Havia uma crença de que os humanos deveriam agir de tal forma que estivesse sempre agradando os deuses, tidos como divindades.

Deuses

Os gregos acreditavam fortemente que os Deuses Gregos habitavam o topo do Monte Olimpo (principal montanha da Grécia Antiga). Do topo do Monte, os deuses através de todo seu poder e sabedoria, comandavam aspectos sociais e políticos dos humanos. Os deuses tinham aparência humana, porém, eram imortais e tinham grande força em sua maioria.

Lista com os principais deuses gregos :

Zeus

Mitologia Grega

O Deus dos deuses, senhor dos céus.

Afrodite

Mitologia Grega

Deusa do amor, sexo e beleza.

Poseidon

Mitologia Grega

Deus dos mares

Ares

Mitologia Grega

Divindade da guerra.

Atena

Mitologia Grega

Deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas.

Cronos

Mitologia Grega

Deus da agricultura que também simbolizava o tempo.

Hermes

Mitologia Grega

Mensageiro dos deuses, representava o comércio e as comunicações.

Hefesto

Mitologia Grega

Divindade do fogo e do trabalho.

Hades

Mitologia Grega

Deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.

Hera

Mitologia Grega

Deusa dos casamentos e da maternidade.

Apolo

Mitologia Grega

Deus da luz e das obras de artes.

Ártemis

Mitologia Grega

Deusa da caça e da vida selvagem.

Lendas

A mitologia grega é repleta de mitos e lendas, das mais variadas e interessantes possíveis, abaixo segue uma lista das principais delas:

  • Atena, Zeus e Métis
  • A Ascenção dos Olímpicos
  • A Castração de Urano
  • Aquiles contra o rio Escamandro
  • Menelau e Proteu
  • Aquiles na corte do rei Licomedes
  • O julgamento de Orestes
  • O Assassinato de Agamenon
  • O Sacrifício de Ifigência
  • O rapto de Helena

Se neste artigo fossemos citar todas as lendas da Grécia Antiga e detalhar cada uma delas, ficaria um artigo muito longo e cansativo, mas se quiser conhecer um pouco mais dessas lendas, acesse:

http://www.mitologiagrega.templodeapolo.net/mitos.asp