Mitos e Verdades sobre Alimentos

Veja uma lista com as verdades e inverdades dos alimentos

Atualizado em

Mitos e Verdades sobre Alimentos

Quem nunca se deparou com uma situação em que os ditados populares resolveram situação relacionas à saúde? Essas frases sempre fizeram parte da cultura popular brasileira. Para te ajudar, reunimos alguns mitos e verdades que podem mudar a concepção de muitas coisas, como a de que leite corta o efeito de venenos, por exemplo.

Mitos

Laranja e limão resolvem a gripe?

Mesmo que esses alimentos sejam ricos em vitamina C, não é possível eliminar a gripe os consumindo, já que esse mal estar é provocado por um vírus. O que pode ajudar e beneficiar os que se alimentam com essas frutas é o aumento da imunidade, com objetivo de prevenir a doença e não de curá-la.

O leite corta o efeito do veneno?

Consumir leite após a ingestão de algum tipo de veneno, não contará o efeito do mesmo, pelo contrário, pode até formar compostos tóxicos no organismo. O fígado é sempre o órgão mais afetado nesses casos, pois é nele que ocorre o metabolismo de pesticidas e venenos. Não existe nenhum alimento que tire o veneno do corpo humano depois de ingerido.

Suco de batata inglesa pode curar úlcera?

Esqueça essa opção. O suco de batata inglesa possui um fator antinutricional, que pode trazer malefícios à saúde. Ele pode inibir a absorção de vitaminas e minerais, além de irritar a mucosa do intestino. Quem tem úlcera deve evitar frutas  e verduras cruas, com casca ou fritas.

Suco de beterraba pode curar anemia?

Se você acha que o suco de beterraba, por ser vermelho, ajuda a combater a anemia, saiba que isso é mais um mito. Mesmo ela sendo rica em ferro, isso não faz com que a doença seja curada. O ferro contido na beterraba é pouco para que o organismo absorva, até porque ele precisa de outro alimento que contenha vitamina C.

Verdades

Banana é bom pra câimbras?

A fruta, que é rica em potássio e carboidrato, pode ajudar a manter as contrações musculares equilibradas. O magnésio contido na banana faz com que os músculos fiquem relaxados, que precisa estar em equilíbrio com o cálcio.

Berinjela diminui o colesterol?

Sim, a alta concentração de fibras e a presença de substâncias bioativas,, como a antocianidinas, o consumo deste alimento ajuda a diminuir o nível do LDL, o colesterol ruim. “Por ter muitas fibras solúveis, a berinjela pode carregar a gordura diretamente para o intestino e eliminá-las pelas fezes.

Cebola previne o câncer de mama?

Pode parecer loucura, mas é verdade! Uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Besançon, na França, revelou que os riscos de desenvolver a doença é menor naquelas mulheres que comem cebola. As substâncias bioflavanóides atuam junto com a vitamina C e tem ação anti-oxidante, combatendo os radicais livres que envelhecem as células e previnem uma bocado de doenças, como o câncer de mama, por exemplo.