O Brasil ainda não está acostumado com o mais novo esporte que vem conquistando espaço nas telinhas e pelo mundo todo. O Mixed Martial Arts, mais conhecido como MMA está pouco a pouco contagiando os brasileiros e atraindo ainda mais os telespectadores, fãs e até mesmo pessoas interessadas em praticar tal esporte.
O Mixed Martial Arts como o próprio nome já diz, é uma mistura de artes marciais. O evento oficial que mostra os vários estilos de luta que juntos formam o MMA é o UFC (Ultimate Fight Championship), que atualmente é comandado pela Zuffa Entertainment e presidido por Dana White.
[youtube]FjVvhDwFnJk[/youtube]
Recentemente o UFC esteve no Brasil para o UFC RIO. O UFC RIO foi um verdadeiro sucesso e mostrou que o esporte tem tudo para crescer mais ainda no nosso país.
Lutadores como Anderson Silva, Rodrigo Minotauro Nogueira, José Aldo, Marcos Ruas, Lyoto Machida, Mauricio Shogun Rua, Victor Belfort, Júnior Cigano, fazem parte do MMA representando o Brasil.
Atualmente o Brasil tem dois lutadores com cinturões, são eles:
No dia 12 do mês de novembro será transmitido pela primeira vez na Rede Globo um evento de MMA, na qual o lutador brasileiro Júnior Cigano desafiará o americano Cain Velasquez pelo título de campeão dos pesos pesados.
Saiba agora como é feita a divisão de categorias
O UFC se divide nessas categorias de pesos:
- Galo (Bantamweight) – 55 a 61 kg
- Pena (Featherweight) – 62 a 66 kg
- Leve (Lightweight) – 67 a 70 kg
- Meio-médio (Welterweight) – 71 a 77 kg
- Médio (Middleweight) – 78 a 84 kg
- Meio pesado (Light Heavyweight) – 85 a 93 kg
- Pesado (Heavyweight) – 94 kg – 120Kg
Conheça também algumas regras básicas
Os lutadores se enfrentam em um ringue de 8 cantos, chamado octógono em 3 assaltos de 5 minutos cada, exceto se a luta for para decidir título, ai a luta passa a ser de 5 assaltos de 5 minutos cada.
As lutas se definem da seguinte maneira:
- Desqualificação
- Finalização
- Nocaute
- Nocaute técnico