As notas ficam manchadas com uma tinta rosa, com o objetivo de facilitar a identificação do dinheiro roubado. Saiba o que fazer com uma nota manchada.

Notas manchadas de rosa

As notas ficam manchadas com uma tinta rosa, com o objetivo de facilitar a identificação do dinheiro roubado. Saiba o que fazer com uma nota manchada.



Notas Machadas de tinta rosa

Muitos bancos estão empregando um dispositivo de segurança que deixa as notas manchadas de tinta em caso de tentativa de assalto, quando os caixas eletrônicos são explodidos. As notas ficam manchadas com uma tinta rosa, com o objetivo de facilitar a identificação do dinheiro roubado. Segundo o Banco Central, as notas manchadas não podem ser lavadas e ficam inválidas, não podem ser usadas para comprar nada. Caso alguém receba uma destas cédulas deve seguir os passos abaixo.

O que fazer com uma Nota Manchada de Rosa?

Primeiro passo, você não deve aceitar notas com manchas rosa, pois podem ser provenientes de roubo. É importante sempre verificar o dinheiro e, se tiver essa mancha, recuse receber a cédula manchada.


Saque de Nota Rosas

Caso você efetue um saque em um terminal ou caixa eletrônico e perceber que uma ou mais cédulas estiverem manchadas de rosa, você deve procurar qualquer agência do banco do qual é correntista e apresentar as notas manchadas. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.

O mesmo é válido para os terminais de caixas 24h. Procure qualquer agência do seu banco e efetue a troca.



Não é obrigatório você tirar o extrato, bastar  ir ao banco e solicitar a substituição imediata da cédula manchada. Os bancos têm os registros de saques efetuados, inclusive nos caixas eletrônicos.

Cédulas Rosas em Terminais Eletrônicos

A regulamentação do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central do Brasil determinaram que os bancos são responsáveis pelas cédulas disponibilizadas em terminais eletrônicos. Se houver disponibilização de nota manchada de rosa, o banco poderá sofrer punição administrativa. Além disso, não será ressarcido por essa nota e ainda terá que pagar os custos que o Banco Central tiver com a reposição e análise do dinheiro.

Não é preciso fazer boletim de ocorrência.  Foi determinado apenas que o cidadão deve procurar o banco, o qual é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.