A nova carteira de indentidade, que será chamada de RIC (Registro de Identidade Civil) virá com um chip de identificação muito comum em cartões de banco ou de crédito, que…

Nova Carteira de Identidade – Registro de Identidade Civil – RIC



A nova carteira de indentidade, que será chamada de RIC (Registro de Identidade Civil) virá com um chip de identificação muito comum em cartões de banco ou de crédito, que além de ser mais práticos, oferecem mais segurança.

O Governo Federal vem colocando o RIC em prática desde 2009 e quando o projeto for completamente implementado servirá como um registro único onde estarão presentes todos os documentos.


RIC – Registro de Identidade Civil

A nova carteira de identidade é um documento instituido pela Lei 9.454 de 7 de abril de 1997 para facilitar a vida de todos os brasileiros. Em uma central nacional de informações serão gravados todos os dados como fotografia 3×4, números de documentos (RG, CPF, título de eleitor, CNH, carteira de trabalho, PIS/PASEP), além de dados como cor dos olhos, altura e etc. Um investimento de 35 milhões de dólares foi preciso para viabilizar o projeto. Espera-se que até 2017 um total de 150 milhões de brasileiros    façam parte do RIC.

O que vai mudar

Como já deu pra notar, o RIC é mais prático. Com o Registro de Identidade Civil você poderá tirar uma segunda via de qualquer documento que precise em qualquer Estado Federal, garantindo que sejam mantidos os mesmos números dos documentos. Através do RIC, qualquer documento do cidadão poderá ser acessado facilmente. Isso significa que basta informar o número do RIC para saber tudo sobre a sua identidade.



Saiba mais sobre o RIC

[youtube]MHb1zI0wk8M[/youtube]