Toda trabalhador tem seus direitos e deveres, que servem para padronizar e melhorar a qualidade de vida dos profissionais, um desses direitos é o seguro desemprego, um auxílio para trabalhadores dispensados sem justa causa e que atendam outros requisitos, esse benefício permite um auxílio temporário ao trabalhador.
O Governo anunciou as novas regras do seguro desemprego, trabalhadores que derem entrada no auxílio, vão ser encaminhados a cursos gratuitos de qualificação profissionais. O benefício pode chegar a R$ 1.163.
Fiquem isentos dos cursos, apenas aqueles que solicitem o auxílio pela primeira vez, os que já estiverem participando de cursos profissionalizantes (desde que seja reconhecido pelo Ministério da Educação e com carga horária igual ou superior), e o que esteja recebendo a última parcela do benefício.
Todos os demais, serão inscritos automaticamente, em cursos de qualificação profissional da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ou, há a opção de cursos do Senac, Sesi e outras instituições de Educação Profissional, que serão inscritos nos postos do Sine.
O trabalhador que for realizar cursos gratuitos de carga mínima de 160 horas, sendo no máximo quatro horas diárias, tem direito a Bolsa Formação, que lhe dá direito a material, transporte e alimentação.
Seguro Suspenso
Caso o beneficiário não aceite a proposta, vai ter o auxílio suspenso.
“Por ser prioridade recolocar o cidadão no mercado de trabalho, a ferramenta do Bolsa-Formação vai ajudar as empresas a terem uma mão de obra mais qualificada, justamente para manter o trabalhador por mais tempo” – secretário estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, Paulo Novaes
Como citado pelo secretário, o programa tem como visão melhorar a qualificação dos profissionais, para que eles possam se reinserir melhor e mais rápido no mercado de trabalho. O curso vai beneficiar principalmente pessoas de baixa renda.
[youtube]3Bj6XZ3nEZg[/youtube]
Cursos
São mais de 30 opções de cursos, a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro atende nos 65 postos do Sine. Para requerer o benefício, procure uma agência mais próxima ou ligue para (21) 2332-9999.
No caso de outros estados, procure saber mais informações na Secretaria Estadual de Trabalho.