Neste domingo (1 de maio) a rede de TV CNN informou que o líder do grupo terrorista al-Qaeda, Osama Bin Laden está morto e teve seu corpo resgatado por autoridades…

Osama Bin Laden Morreu

Neste domingo (1 de maio) a rede de TV CNN informou que o líder do grupo terrorista al-Qaeda, Osama Bin Laden está morto e teve seu corpo resgatado por autoridades dos Estados Unidos. A informação já foi confirmada por outras três fontes nos EUA.

De acordo com a CNN, Osama Bin Laden foi morto pelos EUA em uma massão na região de Islamabad, Paquistão. Fontes do Wikileaks afirmam que a al-Qaeda pode a qualquer momento detonar uma bomba nuclear na Europa.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama fez o pronunciamento oficial diretamente da Casa Branca para falar à nação americana e ao mundo sobre a morte de Osama Bin Laden por volta das 00:30 da segunda-feira (horário de Brasília). Ele disse ter sido informado pela comunidade de inteligência em agosto passado de que Bin Laden estava escondido “dentro de um complexo no Paquistão.”. Durante meses as agências de inteligência trabalharam para confirmar as informações, e então na semana passada considerou que a informação era o suficiente para agir.

Um pequeno grupo de norte-americanos realizaram a operação com uma coragem extraordinária e capacidade. Nenhum americano foi prejudicado. Eles tomaram cuidado para evitar vítimas civis. Após um tiroteio, mataram Osama bin Laden e tomaram a custódia de seu corpo

Ataques realizados pela al-Qaeda

Bem antes dos acontecimentos do 11 / 9, Bin Laden havia declarado abertamente guerra contra os EUA e se comprometeu a matar inocentes.

Atentados de 7 de Agosto de 1998

Até esta data, o nome de Osama Bin Laden era completamente desconhecido do mundo. A al-Qaeda utilizou carros-bomba para explodir duas embaixadas norte-americanas, uma na Tanzânia e outra no Quênia. O ataque resultou na morte de 256 pessoas e feriu outras 5100 pessoas.

Atentado de 12 de Outubro de 2000

Em 12 de outubro de 2000 a al-Qaeda realizou um ataque contra o navio da marinha americana USS Cole. O navio estava atracado para reabastecimento no porto de Aden, no Iêmen. O ataque deixou 17 militares americanos mortos, além dos dois terroristas suicidas.

Atentado de 11 de Setembro de 2001

Sem dúvida o ataque mais conhecido da al-Qaeda. Em 11 de Setembro de 2001 o grupo terrorista sequestrou três aviões comerciais que foram utilizados para serem lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York e contra o Pentágono. O ataque provocou a morte de 2754 pessoas.