Sem dúvida a procura por um corpo “perfeito” ou o mais próximo desse padrão, é cada vez maior, são pessoas que praticam atividades físicas regularmente, como corrida, caminhada, musculação, entre outros exercícios, que auxiliam a perca gordura e ganho de massa muscular.
No quesito hipertrofia (ganho de massa muscular) a musculação seja talvez o exercício que mais proporciona esse tipo de ganho, os resultados são de acordo com a dedicação, treinos regulares, intensos e disciplinas ajudam a obter resultados mais rápidos. Porém, os que muitos não sabem é que outros dois quesitos tem importância maior ou igual aos treinos, a alimentação e o descanso. Os músculos crescem e se tornam mais fortes durante o descanso, durante o sono ou os dias sem treino, utilizam-se de nutrientes obtidos através da alimentação para recompor as fibras musculares.
Sendo assim é muito importante ter cuidado com esses três pontos, e evitar o overtraining, algo que apesar de parecer problema de atleta profissional pode acontecer em qualquer um que tenha vontade de resultados rápidos mas sem controle.
O que é?
O overtraining é caracterizado pela diminuição da performance decorrente de treinamentos prolongados e excessivos, seja por causa da recuperação inadequada e/ou intensidade ou volume de treinos elevados.
[youtube]Ho5y-Nz19F8[/youtube]
Ou seja, o mais pode significar menos, o overtraining pode causar lesões nos músculos e ossos, fadigas excessivas, além de não obter o desenvolvimento muscular desejado. Alguns sintomas são característicos do overtraining.
- Insônia de noite, sonolência de dia
- Sem fluxo sanguíneo e inchaço muscular excessivo durante o treino
- Dores nas juntas e ligamentos
- Letargia e lentidão ao se movimentar
- Irritabilidade e Bipolaridade
- Baixa de libido e disposição sexual
Entende bem isso, procure evitar treinos excessivos, vá até o seu limite, mais não passe disso, se você treina uma hora por dia, faça esse treino intensamente, no caso da musculação, não utilize cargas tão acima do que você aguenta, e também não prolongue demais seus treinos, lembrando também que a alimentação e o descanso devem ser sempre de qualidade.