O overtraining é um problema que pode afetar qualquer pessoa que pratica atividades físicas constantes, seja amador ou profissional, o cuido deve ser constante, pois pode causar lesões e cansaço excessivo.

Overtraining – O que é

O overtraining é um problema que pode afetar qualquer pessoa que pratica atividades físicas constantes, seja amador ou profissional, o cuido deve ser constante, pois pode causar lesões e cansaço excessivo.



OVERTRAINING_

Sem dúvida a procura por um corpo “perfeito” ou o mais próximo desse padrão, é cada vez maior, são pessoas que praticam atividades físicas regularmente, como corrida, caminhada, musculação, entre outros exercícios, que auxiliam a perca gordura e ganho de massa muscular.

No quesito hipertrofia (ganho de massa muscular) a musculação seja talvez o exercício que mais proporciona esse tipo de ganho, os resultados são de acordo com a dedicação, treinos regulares, intensos e disciplinas ajudam a obter resultados mais rápidos. Porém, os que muitos não sabem é que outros dois quesitos tem importância maior ou igual aos treinos, a alimentação e o descanso. Os músculos crescem e se tornam mais fortes durante o descanso, durante o sono ou os dias sem treino, utilizam-se de nutrientes obtidos através da alimentação para recompor as fibras musculares.


Sendo assim é muito importante ter cuidado com esses três pontos, e evitar o overtraining, algo que apesar de parecer problema de atleta profissional pode acontecer em qualquer um que tenha vontade de resultados rápidos mas sem controle.

O que é?

O overtraining é caracterizado pela diminuição da performance decorrente de treinamentos prolongados e excessivos, seja por causa da recuperação inadequada e/ou intensidade ou volume de treinos elevados.



[youtube]Ho5y-Nz19F8[/youtube]

Ou seja, o mais pode significar menos, o overtraining pode causar lesões nos músculos e ossos, fadigas excessivas, além de não obter o desenvolvimento muscular desejado. Alguns sintomas são característicos do overtraining.

  • Insônia de noite, sonolência de dia
  • Sem fluxo sanguíneo e inchaço muscular excessivo durante o treino
  • Dores nas juntas e ligamentos
  • Letargia e lentidão ao se movimentar
  • Irritabilidade e Bipolaridade
  • Baixa de libido e disposição sexual

Entende bem isso, procure evitar treinos excessivos, vá até o seu limite, mais não passe disso, se você treina uma hora por dia, faça esse treino intensamente, no caso da musculação, não utilize cargas tão acima do que você aguenta, e também não prolongue demais seus treinos, lembrando também que a alimentação e o descanso devem ser sempre de qualidade.