Será que você sabe tudo sobre a pele negra?

Pele Negra – tire suas dúvidas

Será que você sabe tudo sobre a pele negra?



Pele Negra

Você sabia que a pele negra precisa de cuidados especiais? Por ser mais resistente e “durar” mais com o passar dos anos, não significa que ela não precise de cuidados dermatológicos. “A pele negra tem características que, se não forem consideradas, levam à formação de manchas e de cicatrizes com muita facilidade”, disse Gabriela Casabona, dermatologista.

Tire suas dúvidas sobre a pele negra:

A pele negra envelhece mais devagar?

Sim. A pele negra tem mais melanina do que as outras. Isso faz com que haja um filtro solar natural e que o negro sofra menos com os danos causados pelo sol. Outro benefício importante é a quantidade considerável de colágeno, que é superior a da pele branca. Isso faz com que a rigidez seja mantida, evitando rugas e flacidez.


A pele negra tem mais chances de ficar manchada?

Sim. As células de pigmento trabalham muito mais rápido do que a da pele branca. Isso faz com que a resposta de inflamações como espinhas ou machucados, por exemplo, seja mais rápida. Quando machucamos, a pele produz uma nova pigmentação. Nos negros, isso é acelerado, gerando uma superpigmentação que formam pequenas manchas escuras na pele.

Pessoas com a pele negra possuem mais acne?

Não. A pele negra é mais seca do que as mais claras, na maioria dos casos. Por isso ela não é alvo das terríveis acnes.



Os negros podem fazer qualquer tratamento estético?

Não. Por serem propensos a manchas, os tratamentos que causam agressões mais severas à pele não são recomendadas. Esfoliações agressivas, peelings mecânico, peelings químicos ou qualquer outro tratamento que seja feito com ácido.

Quem tem a pele negra precisa passar protetor solar todos os dias?

Sim. Mesmo a pele sendo rica em melanina, essa não é uma proteção garantida. Negros também correm o risco de desenvolverem câncer de pele. E lembre-se: a pele negra está propensa a todo tipo de mancha.

Pessoas com a pele negra ficam mais suadas do que os brancos?

Sim. Os negros possuem uma taxa de glândulas sudoríparas mais elevadas do que os brancos. Isso faz com que a pele fique mais seca, porém oleosa, já que o suor é formado por água, minerais e lipídeos.