Na adolescência sofremos muitas mudanças no corpo, crescemos e começamos a ter um maior consumo calórico, por isso é essencial uma boa alimentação para ficarmos sempre no peso ideal.

Peso ideal na Adolescência

Na adolescência sofremos muitas mudanças no corpo, crescemos e começamos a ter um maior consumo calórico, por isso é essencial uma boa alimentação para ficarmos sempre no peso ideal.



Em todas as fases da vida o nosso peso é reflexo de cuidados nutricionais com o corpo, isso deve ser levado a sério, já que excesso ou falta de peso pode ocasionar sérios problemas de saúde. Uma das fases onde ganhamos mais estatura e aumentamos de peso, é na adolescência, nosso corpo sofre grandes transformações, com o aumento de massa muscular, ossos, órgãos e tecidos do corpo.

Além disso, geralmente os adolescentes são muito ativos, praticam atividades físicas constantes e estão sempre se movimentando, devido a isso tudo, o gasto calórico é bem maior, e é então necessário uma alimentação diversificada, de boa qualidade e quantidade, para que o corpo possa suprir todas essas necessidades.


Essa alimentação deve ser balanceada, sempre com a presença de três nutrientes fundamentais, as proteínas, os carboidratos e as gorduras. Sendo 50 a 60% em carboidratos, 25 a 30% em gorduras e 15 a 20% em proteínas. A alimentação deve ser complementada com vitaminas e minerais, que auxiliam no crescimento e fortalecimento do corpo.

Evite os alimentos Errados

Apesar do gasto calórico ser alto, é sempre bom evitar comer, excessivamente, alimentos errados, com muitas calórias e poucos nutrientes, como pizza, cachorro-quente, salgadinhos, fast-food em geral e chocolates.



Peso Ideal

Mas e atualmente, como vou saber se meu peso é o ideal?

Isso pode ser verificado através do cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), baseado na sua altura e no seu peso, esse índice vai indicar se você está na faixa de peso ideal, excesso de peso ou falta de peso.

Para calcular o IMC é simples, pegue o seu peso e divida por sua altura ao quadrado, ou seja:


Peso / (Altura * Altura) = Resultado

Compare o resultado com a tabela abaixo, e você vai saber em qual faixa está.

Cálculo IMC Situação
Abaixo de 18,5 Abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Peso normal
Entre 25,0 e 29,9 Sobrepeso
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III

Ou você pode ainda acessar o link abaixo e utilizar uma ferramenta de calculadora de IMC.

Calculadora – http://apps.nccd.cdc.gov/dnpabmi/Calculator

Dicas

É indispensável também a prática constante de atividades físicas, seja um esporte como futebol, vôlei, alguma luta, ou até mesmo musculação. E se você não gosta de legumes, verduras e frutas, procure começar a colocá-las na sua alimentação, são bastante saudáveis.