Qual o peso ideal para bebês?

Após o nascimento, o bebê começa a ganhar peso e tamanho, assim como os adultos, existe um peso ideal para cada idade.

Atualizado em

Peso ideal para Bebês

Na vida temos muitas felicidades, mas sem dúvida, uma das maiores é ter um bebê, tanto para o pai e principalmente para a mãe, que é quem gera e fica próxima desde o nascimento. As preocupações com a criança são muitas, para que cresce saudável e feliz, são cuidados médicos, muito carinho e brincadeira.

Peso Ideal

Do mesmo jeito dos adultos, as crianças também devem estar dentro de uma faixa de peso. Para que não fique acima e nem abaixo do peso ideal, pois isso pode ocasionar problemas de saúde.

Mas o problema é saber qual o peso ideal para um bebê, porque para um adulto todos sabemos que é facilmente calculado com os valores do peso e da altura, através do Índice de Massa Corporal, já para os bebês não é assim, pois depende também da idade.

Geralmente os bebês tendem a ganhar cerca de 30 gramas por dia até o 3º mês, depois passam a ganhar 450 gramas* por mês, até o 9º mês. Do 9º mês até um ano ganham uma média de 300 gramas* por mês. E a partir do 2º ano o aumento diminui e fica na média de 200 gramas* por mês.

* São todos valores médios, cada bebê se comporta de uma forma diferente.

Para facilitar saber qual o peso ideal para bebês, foi criado uma tabela que mostra mês a mês o peso ideal, veja abaixo.

Peso ideal para Bebês

É importante também o acompanhamento de um Médico Pediatra durante toda a formação do bebê, ele irá lhe auxiliar tirando dúvidas, realizando exames e receitando medicamentos caso necessário, além de pesar e medir a criança em todas as consultas. E lembre-se sempre das recomendações médicas para a alimentação do seu bebê.