Peso ideal - Como calcular?

Você sabe qual é o peso ideal para você? Aprenda nesse artigo como calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), assim você poderá identificar se está acima, abaixo do peso, ou está com o peso normal.

Atualizado em
Peso ideal

Nos últimos 30 anos a obesidade praticamente dobrou e passou a atingir cerca de 500 milhões de adultos espalhados pelo mundo, em sua grande maioria as mulheres. Os cuidados com a saúde devem ser dobrados também para pessoas que estão acima do peso, afinal estar acima do peso pode acarretar vários problemas com a saúde.

Um dos principais aliados para manter o peso em dia é saber qual a faixa de peso você deve permanecer. Tendo isso em mente, você poderá se controlar para não ultrapassar a margem do peso ideal para você. É importante saber que o peso ideal varia de pessoas para pessoas, de sexo para sexo, isso é, não é igual para todos de acordo com a idade, por exemplo.

Como Calcular o Peso Ideal?

Para calcular o peso ideal de uma pessoa, seja ela adulta, criança, homem ou mulher é necessário saber duas pequenas informações, seu peso e sua altura. Com o peso e a altura do individuo é fácil calcular o peso ideal do corpo através do IMC (Índice de Massa Corporal). Para fazer o calculo, basta multiplicar sua altura por 2 e dividir pelo seu peso, como mostra a imagem abaixo:

Peso ideal

Em seguida você obterá um resultado que poderá ser conferido na tabela do IMC, de acordo com ela você poderá verificar se você está com excesso de magreza, peso normal, excesso de peso, obesidade grau 1, obesidade grau 2 ou obesidade grau 3. Se o resultado apresentar um pequeno grau de obesidade é importante começar a praticar exercícios que poderão ajudar na perda de peso, e claro conciliar com uma alimentação saudável. Caso não esteja dando resultado o mais interessante é procurar ajuda com um profissional.

Peso ideal

Caso não esteja disposto a fazer o cálculo para saber se está abaixo ou acima do peso, você poderá encontrar na internet sites que possuem uma calculadora de IMC online. Clique AQUI e verifique seu Índice de Massa Corporal.