Como elaborar um plano de aula para o Ensino Fundamental?

Uma boa elaboração de plano de aula distingue um bom profissional de outro não muito qualificado, pensando nisso que neste artigo contém algumas informações que poderão ser bastante úteis de como elaborar um plano de aula para o Ensino Fundamental, como exemplo.

Atualizado em

Plano de aula   Ensino Fundamental

Uma das profissões mais dignas do mundo, sem dúvida, é a do professor, o mestre. Este profissional é responsável pela formação de nossas crianças, que são responsáveis pelo futuro do nosso planeta.

Para você, que se tornou professor a pouco tempo, ou que tem o sonho de se tornar um professor, é preciso saber que como elaborar um plano de aula, a título de exemplo, será ensinado nesse artigo como elaborar um plano de aula para o Ensino Fundamental, visto que essa fase é primordial para determinar qual será o futuro dos jovens que estão sendo educados, pois é nessa fase, que a base de um futuro homem é formada.

Como Elaborar

Elaborar um plano de aula não é um "bicho de sete cabeças", exige disciplina, organização e prática, ou seja, passado um tempo a prática de elaboração dos seus planos de aula vão ficar mais fáceis de serem feitos e melhores.

Confira abaixo algumas dicas de elaboração de um plano de aula:

Seleção de Material

A seleção de material é o primeiro a se pensar quando falamos de elaboração de plano de aula, é em momentos como este que sua capacidade como profissional será testada, pois será de competência sua escolher o material que melhor se adeque ao ensino fundamental, devendo ser um material sem exageros, nem para mais nem para menos.

Organização

A organização faz toda a diferença na vida de um profissional, principalmente na elaboração de planos de aula, pois é através desta organização que você melhor irá se situar e se portar em uma sala de aula.

Adequação de Conteúdo

O ensino fundamental, que abrange alunos que estão cursando do 6º ao 9º ano, é uma fase em que o jovem estará se formando, e que poderá decidir o seu futuro, portanto, é de extrema importância que o conteúdo de uma aula seja passado para ele da melhor maneira possível, ou seja, um conteúdo adequado para a sua idade e para o seu nível de aprendizado, sendo um conteúdo de fácil compreensão e que gere conhecimento sólido.

Bibliografia

Como em todo o trabalho feito através de pesquisas, um plano de aula também deve obter uma boa bibliografia, pois uma aula tende a ser melhor quando existe uma melhor referência, ou seja, se você sabe onde buscar a informação para transmitir para seus alunos, terá grandes chances de ter sucesso em sua carreira profissional como educador.