Mais de quatro mil políticos e ex-políticos estão em uma lista de envolvidos em irregularidades de suas contas. A corrupção e o desvio de verba pública é usado para que alguns poucos se beneficiem com a verba pública, só quem pode mudar isso é o nosso voto.

Políticos Ficha Suja

Mais de quatro mil políticos e ex-políticos estão em uma lista de envolvidos em irregularidades de suas contas. A corrupção e o desvio de verba pública é usado para que alguns poucos se beneficiem com a verba pública, só quem pode mudar isso é o nosso voto.



A realidade brasileira quanto a vida pregressa da maioria dos políticos todos nós sabemos, a corrupção infelizmente está em vários segmentos do poder público e gera perdas incalculáveis do desenvolvimento do país em diversas áreas, como educação, segurança, saúde, e muitas outras. Isso ocorre devido a ganancia de alguns que fazer irregularidades para que possam desviar dinheiro nosso, de impostos e contribuições obrigatórias.

Para tentar mudar esses fatos, o poder popular apoiou uma lei, Ficha Limpa, que visa inibir a candidatura de políticos que foram condenados por crimes que estão ligados a corrupção e desvio de verbas. Projetos como o Excelências, da organização autônoma e independente Transparência Brasil, visa mostrar a população informações que ajudem a saber sobre o que acontece com os atuais políticos do nosso país.


O projeto Excelências dispõe informações sobre todos os parlamentares estaduais e federais em exercício, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, totalizando 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas, como as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras, e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil.

Infelizmente a atual realidade é que temos no país, segundo o último levantamento do Tribunal Superior Eleitoral, 4.922 políticos e ex-políticos com ficha suja, suas contas foram julgadas irregulares de acordo com o Tribunal de Contas da União.



Podemos verificar abaixo a lista completa dos que não tiveram as contas julgadas irregulares.

Relação Completa do TCU – http://www.tcu.gov.br/contasirregulares/contasJulgadasIrregulares.pdf

Ainda temos abaixo a lista dos atuantes que tem a ficha suja, a relação foi retirada do site Transparência Brasil. O site Link Atual não é o fornecedor da lista abaixo e não é responsável pelo seu conteúdo.


https://docs.google.com/document/pub?id=1uuOwoSwe84oAOK4pZBPlGbTQv46Sgtm2__C0uOt829g

Projeto Excelências – http://www.excelencias.org.br/