Portal do Empreendedor - www.portaldoempreendedor.gov.br

O Portal do Empreendedor oferece informações sobre diversos tipos de empresas, com descrições, benefícios, legislação, requisitos, inscrição e muito mais. Facilitando o acesso a informação por parte dos empresários e futuros empresários.

Atualizado em
Portal do EmpreendedorTodo país, assim com o Brasil, necessita de um desenvolvimento econômico forte para que possa crescer e se desenvolver. As atividades empresarias ampliam a capacidade produtiva, gerando renda e melhora nas condições da população.

O Governo Federal criou o Portal do Empreendedor para divulgar informações sobre o âmbito empresarial do Brasil. Uma forma de mostrar informações e instruções sobre tipos de empresas (natureza jurídica) e disponibiliza informações detalhadas sobre custos, requisitos, legislação, benefícios, impedimentos, como se inscrever, e muito mais. Visando melhorar ainda mais o ambiente para negócios no país.

MEI – Microempreendedor Individual

Microempreendedor Individual (MEI) é caracterizado por um profissional que trabalha por conta própria e quer se tornar um pequeno empresário, o principal requisito é possuir um faturamento de no máximo R$ 60.000,00 por ano, e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

Empresário Individual

O empresário individual é caracterizado por aquele que exerce em seu próprio nome uma atividade empresarial. O patrimônio do empresário individual e da pessoa física são os mesmos, sendo então responsável de forma ilimitada pelas dívidas.

EIRELI

A empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) é caracterizada através de uma única pessoa titular do capital social, que não pode ser inferior a 100 (cem) vezes o salário-mínimo. O titular não responde com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.

Sociedade Limitada

A Sociedade Limitada é formada por dois ou mais sócios que contribuem com recursos financeiros ou bens para formação do capital social. A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor do capital social, porém respondem de forma solidária pela integração da totalidade do capital.

  • Sociedade Anônima
  • Cooperativa
  • Consórcio
  • Nacionalização ou Abertura de Filial de Sociedade Estrangeira
  • Grupo de Sociedades
  • Sociedade em Nome Coletivo
  • Sociedade em Comandita Simples
  • Sociedade em Comandita por Ações

Essas e muitas outras informações estão disponíveis no Portal do Empreendedor.

Portal do Empreendedorhttp://www.portaldoempreendedor.gov.br/