Os primeiros sintomas de gravidez em mulheres podem variar bastante e ainda pode existir mulheres que não tenham percebido nenhum sintoma no início ou até durante a gravidez. Os sintomas mais comuns entretanto são enjoos, inchaços e escurecimento dos seios, cólicas, sono e cansaço, atraso menstrual entre outros.

Primeiros Sintomas da Gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez em mulheres podem variar bastante e ainda pode existir mulheres que não tenham percebido nenhum sintoma no início ou até durante a gravidez. Os sintomas mais comuns entretanto são enjoos, inchaços e escurecimento dos seios, cólicas, sono e cansaço, atraso menstrual entre outros.

Os primeiros sintomas da gravidez variam muito de mulher pra mulher, isto é certo, porém pesquisas feitas entre mulheres grávidas apontam que os sintomas mais comuns nas primeiras semanas de gravidez são:

1. Bicos dos seios mais escuros e veias muito aparentes

Se as veias dos seus seios, mãos ou pés estão mais aparentes de que o habitual, pode ser sinal de gestação ( também pode ser que seja uma tendência do seu organismo de ter veias aparentes ou que você esteja muito pálida, desde que junto com algum outro sintoma da lista.Se a região em torno do seu mamilo, auréola, ficar mais escura, pode ser um sintoma de gravidez. Porém, o escurecimento pode ser um indicativo para algum problema hormonal ou resultado de uma gravidez anterior.

2. Sangramentos irregulares e cólicas

Se você estiver grávida, em torno de oito dias depois da ovulação, pode ser que ser que você venha a ter pequenos sangramentos vaginais, muito parecido como no início da menstruação, e leve cólica. Se isto ocorrer é indicativo de que o zigoto (o óvulo fertilizado) está se alojando no endométrio, fenômeno conhecido como nidação.

3. Vontades e fome fora de hora

Este sintoma é quase que um clichê,  mas a vontade repentina de comer algum alimento, sem explicação para tal fato, pode ser um sinal de gravidez. É um sintoma não muito confiável, porque pode ser que seja um sinal de que seu corpo precisa de determinado nutriente, mas, se as vontades começarem a aparecer e você tiver algum outro sintoma da lista, é bom fazer as contas para saber se a menstruação não está atrasada.

4. Vontade de urinar (fazer xixi) toda hora

Quando o embrião se implanta e começa a produzir o hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), você poderá precisar ir ao banheiro com mais frequência.

Entretanto não se assuste, essa característica pode ser peculiar do seu período menstrual. Mas se você começar a precisar levantar para fazer xixi à noite, se antes isso nunca tinha acontecido, pode ser um bom indicativo.

5. Cansaço e sono demasiados

Altos níveis de progesterona no organismo de uma mulher grávida pode deixá-la extremamente cansada, sem disposição para realizar suas atividades com  o mesmo vigor de antes.

O sono excessivo é uma marca forte para sintoma de início de gravidez, mas não deve ser considerado como 100 poro cento de certeza de uma gestação, analise se este sintoma está agregado a outros para tomar uma conclusão mais formada.

6. Seios inchados e doloridos

Quando você está prestes a menstruar seus seios ficam doloridos e inchados, no início da gravidez pode ser que ocorra da mesma forma, fazendo-se confundir novamente os sintomas de TPM com início de gravidez. Os mamilos também podem ficar mais sensíveis. Quando os níveis hormonais se estabilizam pode ser que seus seios voltem ao normal.

7. Alterações no paladar ou no olfato

Você pode começar a sentir um gosto metálico na boca, ou criar algum tipo de aversão a alimentos de que normalmente gosta de comer. Os cheiros podem passar a incomodar você, não tolerando certos odores como antes.

8. Enjoos

Com sorte, a náusea só vai aparecer algumas semanas depois da concepção (as mulheres mais afortunadas chegam a não sentir nenhum enjoo durante todo o período de gestação). Mas não é incomum começar a se sentir enjoada antes mesmo do atraso da menstruação. O enjoo pode aparecer a qualquer hora do dia — e costuma piorar quando o estômago está vazio.

9. Atraso menstrual

Se você tem ciclos menstruais regulares e a menstruação está atrasada, vale a pena fazer um teste de gravidez. O atraso na menstruação é o sintoma mais indicativo de uma possível gravidez para mulheres que tem o ciclo de menstruação regular, e é bastante comum mulheres estarem grávidas quando percebem que sua menstruação está atrasada.

10. Um teste de farmácia positivo

Se você obteve um resultado positivo num teste de gravidez de farmácia, feito com a urina, você deve estar mesmo grávida! O teste detecta a presença do hCG no organismo, e o hormônio só é produzido em caso de gravidez, exceto em casos raríssimos.

Às vezes o exame dá negativo porque foi feito cedo demais e não fora detectado níveis consideráveis de hCG ainda, por isso vale a pena esperar alguns dias e fazer o teste novamente.

Apesar de serem bastantes seguros os exames feitos com testes de gravidez em farmácia, o mais indicado é que um exame laboratorial de sangue seja feito para não restar nenhuma dúvida sobre sua gravidez, para evitar possíveis angústias ou decepções.