Proclamação da República, ato que instituiu o regime republicano no Brasil no dia 15 de novembro de 1889. Sem participação popular e sob a influência do pensamento positivista. O ideal…

Proclamaçao da República – 15 de novembro



Proclamação da República, ato que instituiu o regime republicano no Brasil no dia 15 de novembro de 1889. Sem participação popular e sob a influência do pensamento positivista.

O ideal republicano, com adeptos no Brasil desde o período colonial, só ganhou força após a fundação do Partido Republicano em 1870. Em 1889, praticamente todas as forças conservadoras capazes de influir na política brasileira – os fazendeiros, a Igreja e os militares – haviam retirado seu apoio à monarquia.


Em junho de 1889, subiu ao poder o ministério liberal chefiado pelo visconde de Ouro Preto com varias intenção de realizar reformas para impedir a queda da monarquia. Já era tarde, porém. Benjamin Constant e outros militares conseguiram o apoio do marechal Deodoro da Fonseca, militar e político de grande prestígio.

Boatos da prisão de Benjamin Constant e Deodoro, espalhados pelo major Sólon Ribeiro, precipitaram o golpe, provocando a revolta da 2ª Brigada, no Rio de Janeiro, na madrugada do dia 15 de novembro. Benjamin Constant mandou avisar Deodoro, que ocupou o Campo de Santana, e se pôs à frente das tropas concentradas diante do quartel-general.



Os golpistas conseguiram a adesão dos militares que defendiam Deodoro, entre os quais Floriano Peixoto. Deodoro declarou dissolvido o gabinete Ouro Preto. Dom Pedro II ainda tentou organizar outro ministério, mas era tarde. O movimento se decidira pela república. O decreto da proclamação foi publicado no dia 16 de novembro no Diário Oficial. Dom Pedro II e a família imperial foram obrigados a partir para a Europa dentro de 24h.

fonte: http://jornalpraiadacosta.com.br/Noticias-Datas/5-de-novembro-proclamacao-da-republica.html