Como elaborar um projeto de pesquisa para Mestrado?

Ainda não sabe ao certo ou não se sente totalmente confiantes na elaboração do seu projeto de pesquisa para mestrado? Veja como elaborar um projeto de pesquisa desde o seu início até a sua conclusão.

Atualizado em

Projeto de Pesquisa para Mestrado

O momento de extrema importância na vida de um aluno de mestrado é quando ele se vê na necessidade de fazer o seu projeto de Pesquisa, é uma etapa necessária e que concretiza a sua formação como mestre, em qualquer área que esteja engajado.

Elaborar um projeto de pesquisa para Mestrado não é uma tarefa muito fácil de ser realizada, exige  o máximo de comprometimento do aluno e maior foco possível para a conclusão de um projeto eficiente e com conteúdo que agregue algum valor.

Como Elaborar

No momento que se elabora um projeto de pesquisa, alguns critérios e prioridades precisam ser levados em conta para a execução de um trabalho bem feito, e que tenha aprovação da banca examinadora. Objetividade e conteúdo são parâmetros que precisam ser tomados como regra em seu projeto, esses dois conceitos pode separar o seu trabalho da aprovação pela banca. Abaixo seguem os tópicos essenciais de um projeto de pesquisa em sua forma generalizada.

Título

Algumas dicas são necessárias no procedimento da escolha de um título, são eles: evitar começar o título com as palavras de efeito, influência, avaliação, estudo, interação, etc.

Introdução e justificativa

De início, é preciso que você selecione o que o seu projeto irá abordar, ou seja, o seu tema. Seguido esta etapa, vem a introdução, é nela que você irá tentar "vender o peixe", entre outras palavras, você precisa convencer o leitor para que ele se interesse pelo restante do seu projeto explicando do que ele se trata.

Objetivos

Objetivo nos remete a uma meta, e é exatamente esse o significado em um projeto de pesquisa, é nele que você define a finalidade do seu projeto de pesquisa, de maneira geral é nesse momento que você revela as soluções de um determinado problema proposto em sua pesquisa.

Hipóteses

De maneira geral e abreviada, uma hipótese não é nada mais do que as suas suposições para a solução do problema.

Revisão de literatura

É nesta etapa em que se mostra o famoso “estado da arte”, ou seja, o que existe na literatura a respeito do seu mesmo problema. As conceituações básicas, os experimentos que já foram realizados que seguem uma linha com seu mesmo enfoque e também os avanços da ciência e tecnologia neste segmento.

Material e métodos

Neste segmento são listados todos os procedimentos, materiais, equipamentos e métodos que sã0 necessários para testar suas hipóteses e cumprir os objetivos de seu projeto.

Cronograma

A duração de um curso de mestrado são de dois anos, anos estes que exigem bastante rigor na distribuição de seus procedimentos. Um cronograma se resume a uma tabela que contém as atividades em linhas e os meses ou quinzenas em colunas.

Referências bibliográficas

O que não for de autoria própria deve ser citado em paráfrases e listado nas referências, caso algum outro pesquisador ou consultor queira ter acesso à obra citada.