A Propaganda Eleitoral 2012 segue, como toda eleição, o calendário eleitoral, onde estão determinadas as datas para início e termino das propagandas políticas.

Propaganda Eleitoral 2012

A Propaganda Eleitoral 2012 segue, como toda eleição, o calendário eleitoral, onde estão determinadas as datas para início e termino das propagandas políticas.



Todo país democrático tem seus governantes escolhidos pela grande maioria da população, seja com eleições de forma direta ou indireta. Aqui no nosso país é assim, de dois em dois anos temos eleições, para que cada cidadão escolha qual candidato está melhor preparado para governar nossa cidade, estado ou país.

Para divulgar os nomes dos candidatos, nossa lei eleitoral dá direito a espaços para esse tipo de propaganda, conhecida como Propaganda Eleitoral, tendo regras e direitos para tentar igualar as oportunidades para todos os candidatos.


São definidos horários obrigatórios na televisão e no rádio para propaganda gratuita, além de opção de propaganda paga, como realização de comícios, imprensa escrita, reprodução na internet, propaganda em carros de som, panfletos e adesivos.

Tudo isso segue um calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral, veja abaixo as datas mais importantes do calendário eleitoral, e quando termina a Propaganda Eleitoral 2012.



21 de Agosto

[youtube]Pr9L3MI-nb8[/youtube]

Início da propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio.

4 de Outubro

Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio.


5 de Outubro

Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na Internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral.

7 de Outubro

Dia das Eleições. Horário de votação vai das 8h às 17h.

8 de Outubro

Para os municípios que vão ocorrer segundo turno, a propaganda eleitoral através de alto-falantes ou amplificadores de som já vai estar permitida (entre as 8 e as 22 horas), bem como a realização de comício ou utilização de aparelhagem de som fixa (entre as 8 e as 24 horas). Também já estará permitido as carreatas e distribuição de material de propaganda política.

13 de Outubro

Início da propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio, relativo ao segundo turno.

26 de Outubro

Último dia da propaganda eleitoral na televisão e no rádio.

27 de Outubro

Último dia para a propaganda política em reuniões públicas ou comícios, como carreatas.

28 de Outubro

Dia do segundo turno. Votação das 8h às 17h.