Quaresma - O que é e qual o seu significado?

A Quaresma é o período de maior importância no calendário cristão, saber o que é e qual o seu significado possui igual importância, por isso que o este artigo contém as informações necessárias referentes a esse assunto.

Atualizado em

Quaresma   O que é?

Todos os anos nós comemoramos uma data de extrema importância no calendário cristão, que é a Páscoa. Devido a importância desta data, por ser atribuída a ela grande importância, não seria justo apenas uma preparação de 2,3 ou 4 dias, portanto sua preparação foi estipulada em quarenta dias, daí que vem a Quaresma, o período de quarenta dias, que vai da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa pela manhã.

Durante esse período, que denominados de quaresma, existe o costume de leitura de textos litúrgicos, os quais são caracterizados por serem belíssimos e nos conduzirem a um estado de espírito de reflexão e de harmonia com o mundo.

Existem diversos textos litúrgicos, porém não caberia em palavras nesse artigo, mas podemos citar o Prefácio da Quaresma V (Missal Romano, pág. 418), devido a sua importância de conteúdo espiritual:

“Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação louvar-vos, Pai santo, rico em misericórdia, e bendizer vosso nome, enquanto caminhamos para a Páscoa, seguindo as pegadas de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, mestre e modelo da humanidade, reconciliada e pacificada no amor.

Vós reabris para a Igreja, durante a Quaresma, a estrada do Êxodo, para que ela, aos pés da montanha sagrada, humildemente toma consciência de sua vocação de povo da aliança. E, celebrando vossos louvores, escute vossa Palavra e experimente os vossos prodígios.

Por isso, olhando com alegria esses sinais de salvação, unidos aos anjos e aos santos, entoamos o vosso louvor, cantando a uma só voz:”

No Prefácio acima, estão contidos elementos que caracterizam liturgia deste Tempo, em especial a sua teologia, a sua espiritualidade e a sua pastoral. A Quaresma pode ser entendido como um “sinal de salvação” ou, como citada por Dom Manoel João Francisco, “sacramento anual de reconciliação”.

Podemos então listar de maneira a simplificar o entendimento de o que é e qual o significado da Quaresma:

  • É tempo ideal de fazer a preparação final dos catecúmenos que serão batizados, confirmados e receberão a Eucaristia na Vigília Pascal.
  • A Quaresma renova a comunidade dos fiéis juntamente com os catecúmenos e os dispõe para a celebração do mistério pascal, ao qual os sacramentos de iniciação associam cada um” (Introdução do RICA, n. 21).
  • É o período de quarenta dias de Preparação para a data em que, Jesus Cristo Salvador, ressuscitou para o mundo dos homens após ter sido crucificado e morto.