Veja como você pode retornar ao mercado de trabalho com ajuda da Previdência Social

Reabilitação Profissional

Veja como você pode retornar ao mercado de trabalho com ajuda da Previdência Social



Reabilitação Profissional

A reabilitação profissional é um serviço oferecido pelo INSS (Previdência Social), com objetivo de proporcionar uma reeducação ou readaptação para os segurados incapacitados por doença ou acidente que queiram retornar ao mercado de trabalho.

Após a avaliação médico-pericial, o profissional participa do programa prescrito e custeado pela Previdência. Essa avaliação é obrigatória, independente da idade do interessado.


Quem tem direito?

•  segurados que recebem auxílio-doença previdenciário (sem relação com o seu trabalho) ou acidentário (resultante de um acidente de trabalho);

•  segurados sem carência para auxílio-doença previdenciário, considerados incapazes para o trabalho;



•  segurados em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade que, em atividade laborativa, tenham reduzida sua capacidade funcional em decorrência de doença ou acidente;

• aposentados por invalidez;

•  dependentes, de acordo com as disponibilidades administrativas, técnicas, financeiras e as condições da unidade de atendimento da Previdência Social;


•  pessoas com defi ciência, sem vínculo com a Previdência Social, por intermédio de convênios e/ou acordos de cooperação técnica.

Serviços da Previdência Social

Extrato Previdenciário

Esse extrato contém os vínculos e a remuneração do cadastrado no CNIS. Ele é fornecido nas agências da Previdência Social (APS). Para ter acesso, vá ao site www.previdencia.gov.br através de uma senha e um login (solicite a senha ligando na Central 135). No Banco do Brasil é possível imprimir o extrato nos terminais de autoatendimento ou no site do banco.

Aviso de aposentadoria por idade

Os trabalhadores urbanos que estiverem aptos a se aposentar (por idade) receberá uma carta com as informações sobre o benefício após o aniversário de 60 anos (mulher) e de 65 (homens). Verifique se o seu endereço está correto no cadastro do CNIS. Se você não receber a correspondência, não se preocupe. Os assegurados  podem solicitar a carta.

Como requerer um benefício

Para ter direito ao benefício você precisa agendar um atendimento através do sita da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou ligar na Central 135 e seguir todas as orientações.