Festa de São João é uma das festas mais esperadas pelo povo nordestino, todos nós sabemos que as festas de São João são comemoradas em todos os lugares do Brasil,…

Receita de Pamonha



pamonha

Festa de São João é uma das festas mais esperadas pelo povo nordestino, todos nós sabemos que as festas de São João são comemoradas em todos os lugares do Brasil, mas nenhum lugar neste Brasil da tanta importância a festa de São João como o povo nordestino. Com suas tradições, danças, comidas típicas, o povo nordestino se diverte até não poder mais.

Uma das maiores tradições do São João são as suas comidas típicas, como pamonha, canjica, milho, etc.


A pamonha é muito procurada por todos nesta época, e é por isso que nós do Link Atual iremos ensinar como fazer uma boa pamonha nordestina, siga a receita.

Receita de Pamonha:



Ingrediente

  • 30 espigas de milho
  • 2 cocos secos grandes ralados fino
  • 1,2 kg de açúcar
  • 1 colher de sal

Modo de preparo

Corte a base de cada espiga de milho e depois as descasque com cuidado. Limpe e lave as espigas e a palha. Reserve as palhas.

Com o auxílio de um ralador de milho, rale as espigas bem rente aos sabugos. Pegue este milho ralado e coloque em uma peneira fina. Aperte bem contra a peneira para separar o milho da casca. Jogue fora o que ficar na peneira. Na vasilha vai ficar um caldo grosso. Acrescente os cocos secos grandes ralados fino, o açúcar e o sal. Misture bem e reserve.

À parte, pegue as palhas reservadas acima e separe as menores para desfiar formando tiras estreitas. Com as palhas maiores serão feitos os embrulhos da pamonha da seguinte forma:


Pegue 2 palhas no sentido do comprimento e sobreponha-as. Coloque o creme de milho (reservado) no meio das palhas. Dobre ao meio a palha de cima e feche o embrulho com a palha de baixo formando um pacote. Amarre bem o pacote com a tira de palha (feita acima). Repita este procedimento até terminar com o creme de milho. Reserve as pamonhas.

Numa panela grande com água fervente coloque aos poucos as pamonhas e deixe cozinhando por 30 minutos. A água deve estar realmente fervendo para receber as pamonhas, caso contrário elas vão se desfazer. Depois deste tempo retire as pamonhas da água com uma escumadeira. Sirva quente ou fria.