São várias as dicas que podem ser utilizadas para escrever uma boa redação dissertativa, que deve sempre ter título, introdução, desenvolvimento e conclusão

Redação Dissertativa

São várias as dicas que podem ser utilizadas para escrever uma boa redação dissertativa, que deve sempre ter título, introdução, desenvolvimento e conclusão

Redação Dissertativa

A redação dissertativa é uma das mais cobradas em provas de vestibulares, concursos, entrevistas de emprego, em produção textual no geral. Aprender a fazer uma redação de qualidade é essencial para o futuro profissional e acadêmico de qualquer pessoa, principalmente se o que está em jogo é uma vaga para estudar em uma faculdade.

Com as mudanças na língua portuguesa ficou ainda mais importante o estudo das regras, como pontuação, acentuação e formas de escrita. Esse estudo prévio é de extrema importância para conseguir a produção de uma redação boa.

Redação Dissertativa – Como fazer?

Vamos mostrar abaixo todos os quatro pontos que sua redação deve ter. Todos aprendem na escola que uma boa redação consiste em título, introdução, desenvolvimento e conclusão, pois bem seguiremos do mesmo jeito, veja:

Título

O título é tão importante quanto os outros requisitos, é ele quem mostra sobre o que o texto vai falar, a ideia principal da redação. Por isso, colocar qualquer título não é uma boa, deve ser bem pensado e que atenda essa necessidade de explicar de forma resumida sobre o que a redação fala.

Introdução

A introdução é a parte inicial do texto, onde as ideias começam a ser mostradas, os fatos são explicados. Como o próprio nome já diz, é a parte que introduz o leitor no contexto. O ideal é que seja feito não muito extenso para não cansar o leitor, mas que mostre perfeitamente os assuntos necessários inicialmente, que serão desenvolvidos e concluídos nos próximos parágrafos.

Desenvolvimento

O desenvolvimento da sua redação será a parte onde você mostrará seus argumentos para defender ou explicar o assunto, coloque no texto todas as informações necessárias, mas sempre de forma clara e explicativa. Esteja sempre atento ao que escreve, se possível revise bem o desenvolvimento da sua redação para que não escreva coisa sem nexo.

Conclusão

Agora chegou a parte de fechar a sua redação dissertativa, é hora de mostrar ao leitor o seu pensamento final sobre o assunto abordado. É indicado que não se use palavras repetidas ou terminar o texto falando um pequeno resumo sobre tudo o que você fez. Leia várias vezes a sua redação para ter certeza de que esteja tudo correto e pronto.

Dicas

Para que você se saia melhor na redação é importante que realize leituras constantes, é aquele velho ditado: “Quem lê mais escreve melhor”. Exercitar também é outro fator importante, faça redações e peça para um professor de português corrigir e indicar onde você pode melhorar.

Mais dicas

[youtube]Luwpi2IZ-q4&[/youtube]

[youtube]V5gOoQWAul4&[/youtube]

Exemplos de Redações Dissertativas

Veja três exemplos prontos de redações dissertativas – Exemplo redação dissertativa