Regras do Futebol Resumidas

Se você, apesar de ser muito difícil acontecer no país do Futebol, não entender muito bem as regras do futebol, esse artigo é pra você, pois ele explica de forma resumida as regras do futebol, jogo amado mundialmente e principalmente no Brasil.

Atualizado em
Regras do Futebol

Embora o Brasil seja mundialmente conhecido como o País do Futebol, ainda existem pessoas aqui e lá fora (exterior) que não conhecem bem as regras desse esporte tão querido e amado. Pensando nisso que esse artigo foi idealizado, regras do futebol resumidas para que pessoas que não conhecem bem o esporte ou não são muitos a par das regras, possam conhecer de forma rápida e simplificada as regras do esporte, podendo assim assistir aos jogos de futebol com outros olhos.

Regras

O campo de futebol

No futebol o campo tem o formato retangular com superfície verde formada por grama natural ou artificial.  O campo é composto de linhas brancas para demarcações, essas linhas delimitam áreas, como a área do gol e das laterais. Uma linha é atravessada de forma perpendicular ao centro das linhas laterais de modo a dividir o campo em duas partes iguais, e essa linha é chamada de linha de meio campo e é feita de ponto de onde o jogo deve começar e possui um círculo em seu centro.. As traves do gol ficam nas duas laterais menores. Ainda existem quartos de círculo nos quatro vértices do campo, onde a bola será colocada para as cobranças de escanteio (tiro de canto).

Dimensões de um campo de futebol

  • Comprimento (linha lateral): mínimo 90 m máximo 120 m
  • Largura (linha de meta): mínima 45 m máxima 90 m
  • Para partidas internacionais pedem-se as seguintes medidas: Comprimento (linha lateral): mínimo 100 m máximo 110 m /Largura (linha de meta): mínima 64 m máxima 75 m

Dimensões do gol

  • 7,32m de comprimento de uma trave à outra
  • 2,44m de altura do travessão ao solo

A bola de futebol

  • Formato: esférica; circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm
  • Material: de couro ou qualquer outro material adequado
  • Peso: não superior a 450 g e não inferior a 410 g no começo da partida
  • Pressão: 8.5 a 15.6 libras

Os jogadores

Uma partida de futebol se inicia com duas equipes formadas por 11 jogadores mais um goleiro para cada equipe. O time, como é chamado uma equipe,  pode realizar  até 3 substituições de seus jogadores que estão em campo por jogadores que estão no banco de reservas. Cada equipe deverá ter de 3 a 7 jogadores reservas. Para realizar a substituição o árbitro deve parar o jogo por um tempo.

Equipamentos dos jogadores

Agasalho ou camisa; calção; meiões; caneleiras cobertas pelos meiões; chuteira.
As duas equipes devem usar cores que as diferenciem entre si e também do juiz e de seus dois assistentes (bandeirinhas) e cada goleiro ainda deverá usar cores para seu uniforme  que o diferencie de todos os demais participantes do jogo.

O Árbitro (juiz) de futebol

Tem a função de gerenciar o jogo, ou seja, através de seu tradicional apito ele inicia partida, para jogadas, marca faltas e comanda todo o jogo com a ajuda de seus assistentes.

Duração da partida

A partida é dividida em dois tempos de 45 minutos com um intervalo de 15 minutos entre eles. A cada tempo é acrescido a critério do juiz o tempo que foi perdido em substituições, avaliação de lesão de jogadores, transporte dos jogadores lesionados para fora do campo de jogo para atendimento, perda de tempo ou qualquer outro motivo constatado pelo juiz.

Impedimento

  • Um impedimento ocorre quando o jogador ele estiver mais próximo da linha de fundo adversária do que a bola e o penúltimo adversário.
  • Não será marcado impedimento quando o jogador estiver no meio-campo de sua equipe, quando estiver na mesma linha do penúltimo adversário ou na mesma linha dos dois últimos adversários.
  • A posição de impedimento é caracterizada no momento em que a bola é tocada por um de seus companheiros.

Faltas

As faltas ocorrem quando um jogador tenta tomar a bola de outro de maneira errada cometendo assim a falta. Também é caracterizada falta quando houver toque de mão intencional na bola. As faltas são marcadas em tiro livre contra a equipe que cometeu a infração.

Cartões

Cartão Amarelo: Usado para advertir um jogador que cometeu uma falta um pouco mais agressiva, e que a segunda falta do mesmo tipo será penalizada com cartão vermelho.

Cartão Vermelho: O jogador recebe quando já tem um cartão amarelo por falta cometida anteriormente, e ele é expulso do jogo.

Arremesso lateral

O arremesso lateral será cobrado com as mãos e ocorre quando a bola ultrapassa as linhas de forma completa pelas linhas laterais maiores do campo.

Tiro de meta

É o chute cobrado pelo goleiro, e ocorre quando um jogador do time oposto chuta a bola e ela ultrapassa os limites laterais menores do campo.

Escanteio

É marcado a favor de um time quando um jogador adversário chutar a bola de forma que ela ultrapasse as linhas laterais menores do seu lado do campo.

O vencedor

Um jogo de futebol pode ser vencido pela equipe que fizer mais gols, ou, quando empatado, pode ser vencido na questão das regras de gols fora de casa, pela prorrogação ou ainda pela cobrança de pênaltis.