Conheça mais sobre o Rugby, sua regras e muitas outras informações como onde foi criado, sua pontuação e como é sua prática aqui no país.

Regras do Rugby

Conheça mais sobre o Rugby, sua regras e muitas outras informações como onde foi criado, sua pontuação e como é sua prática aqui no país.



Apesar de não ser um esporte popular aqui no país o Rugby é conhecido por muitos e começa a ser praticado cada vez mais, esse esporte foi originado na Inglaterra no Século XIX, diz a história o que o Rugby foi criado a partir da prática incorreta do futebol, ao invés de jogar com os pés um jovem de um colégio inglês pegou a bola com as mãos e a conduziu até a linha de fundo, posteriormente suas regras foram sendo aperfeiçoadas. O primeiro jogo internacional de Rugby foi disputado na Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra, jogo que foi vencido pela Escócia por 1 gol e 1 try contra 1 try dos Ingleses.

O Rugby é também bastante conhecido mundialmente por ser um esporte de muito contato físico, parecido com o futebol americano sendo que todos os jogadores não usam proteções, alguns dos fatores que são determinantes nesse esporte são força, velocidade e raciocínio rápido, veja abaixo um vídeo que mostra um pouco da filosofia do jogo e suas jogadas de grande contato físico.


[youtube]4zJzbPDgVz0[/youtube]

Regras

Conheça um pouco das regras do Rugby.



[youtube]uuLgtMZv-3g[/youtube]

Pontuação

Dos Torneios

O sistema de pontuação de torneios geralmente usa o seguinte esquema:

  • Vitória – 4 pontos
  • Empate – 2 pontos
  • Derrota – 0 pontos

Ponto bônus – independentemente do resultado do jogo um time pode ganhar um ponto de bônus através dos seguintes critérios:


  • Marcar pelo menos 4 tries no jogo
  • Perder por uma diferença de 7 ou menos pontos

Dos Jogos

  • Ensaio ou Try (5 pontos) – É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão (toque-no-solo) dentro da área adversária, que corresponde a área após a linha dos postes.
  • Conversão (2 pontos) – Sempre após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada na “área de validação”, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária.
  • Pontapé de ressalto ou Drop goal (3 pontos) – Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chute imediato.
  • Pontapé de Penalidade ou Penalty Goal (3 pontos) – Ao sofrer uma falta a equipa pode optar por tentar fazer um chute aos postes no local onde ocorreu a infracção.

A Bola

É muito semelhante a bola de futebol americano, mudando o seu formato que é mais arredondado e é mais pesada.

O Rugby é popular em vários países pelo mundo, os principais são a África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, esses são as grandes forças do esporte, além deles também é muito popular na França, Argentina e Itália. Apesar de ser um dos esportes de equipe mais jogados do mundo, o Rugby está fora das Olimpíadas desde 1928.

Essas são algumas informações para você que quer conhecer mais desse esporte de força e velocidade que é grande pelo mundo.

[youtube]53Pzp4VYRik[/youtube]

Apesar de aqui no país ter uma seleção nacional de Rugby o esporte ainda é pouco praticado.

Seleção Brasileira de Rugby