Você admira o Tênis como esporte, mas não sabe nada sobre suas regras? Esse artigo foi feito para que isso deixe de acontecer, pois algumas das regras do tênis são mostradas de forma resumidas, para que você tenha o melhor entendimento, de forma rápida e fácil.

Regras do Tênis

Você admira o Tênis como esporte, mas não sabe nada sobre suas regras? Esse artigo foi feito para que isso deixe de acontecer, pois algumas das regras do tênis são mostradas de forma resumidas, para que você tenha o melhor entendimento, de forma rápida e fácil.



O tênis é um esporte de bastante prestígio, principalmente em países da Europa, onde várias pessoas assistem a jogos de várias horas seguidas. Porém, o esporte também está conseguindo seu espaço aqui no Brasil, e vem ganhando mais adeptos a cada dia que passa, pois se tornou mais fácil o acesso ao esporte, antes intitulado como esporte exclusivamente para ricos.

O número de escolas de tênis aumentou em todo o país, outro fato que justifica o aumento do número de pessoas engajadas no esporte. Portanto, se você é novato, ou tem interesse de conhecer um pouco melhor sobre o esporte, é de grande importância que se conheça primeiramente as regras do Tênis.


Regras do Tênis Resumidas

Como foi dito anteriormente, conhecer as regras que fazem parte do jogo de tênis é de primordial importância, por isso abaixo contém regras do tênis resumidas para que você possa se familiarizar com o esporte de forma simples e rápida.

Os Jogadores

O tênis pode ser jogado entre duas pessoas – jogo simples – ou entre quatro pessoas – jogo de duplas. Em caso de duplas, os corredores laterais são anexados à área de jogo.



Set

Nome que dado à divisão de uma partida de tênis, composta por vários games.

Normalmente, um set é finalizado quando 6 games são vencidos por um dos lados, com diferença mínima de 2 games. Havendo empate em 5-5, o set continuará até um desempate em 7-5. Se o empate vier a insistir até 6-6 é jogado o tie-breaker, vencido por quem fizer 7 pontos corridos primeiro.

Game

É a etapa do set, que é definido a favor de quem completar 4 pontos primeiro, mantendo-se o mesmo sacador até seu final.


Quando você Perde pontos 

  • Sacar na rede ou fora da zona de saque do adversário, nas duas tentativas
  • Deixar a bola pular por duas vezes seguidas na sua metade da quadra.
  • Devolver a bola na rede.
  • Devolver a bola fora dos limites determinados pelas linhas da quadra adversária.

Quando você Ganha pontos 

  • Se sua bola de saque ou golpe não for devolvida pelo adversário
  • O adversário cometer qualquer das falhas listadas anteriormente

Tie-breaker

Game de desempate ao final do set (empate em 6 games), como foi descrito anteriormente em Set, onde cada saque válido vale 1 ponto. O primeiro jogador sacará no 1º, 4º e 5º pontos. O segundo sacará no 2º, 3º, 6º e 7º pontos e assim por diante. Vence o game quem acumular 7 pontos primeiro. Empates em 6-6 no tie-breaker são decididos no famoso “vai a dois”.

Saque ou serviço

O jogador que for sacar tem sempre duas chances para acertar seu serviço. O game é iniciado com um saque da metade direita da quadra em direção à metade oposta, feito no sentido diagonal diagonal. O saque será considerado válido se o primeiro contato da bola for com a zona de saque do adversário, se a bola não atingir a zona de saque do adversário ou haja um contato da bola com a fita da rede antes de chegar à zona de saque, o jogador em questão ainda terá direito a uma segunda tentativa. Na seqüência do game, os saques se alternarão nos lados esquerdo e direito, na mesma metade da quadra. Detalhe técnico: Pisar na linha no momento do saque é considerado como falta – foot fault.

Jogadores Famosos no Tênis

Rafael Nadal

Novak Djokovick

Roger Federer

Ranking dos Jogadores: confira aqui.