A Anvisa informou que alguns medicamentos derivados da anfetamina serão proibidos no Brasil

Remédios para Emagrecer são Proibidos

A Anvisa informou que alguns medicamentos derivados da anfetamina serão proibidos no Brasil



Remédios Proibidos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que regula os medicamentos no Brasil, votou nesta terça-feira (4) pela proibição de três inibidores de apetite: Anfepramona, Femproporex e mazindol. Já a sibutramina, um remédio polêmico e que já deu muito o que falar, continuou legalizado, sob maior controle de venda.

O diretor presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, estabeleceu a proibição e a produção desses remédios no país, cancelando os registros válidos e impedindo os novos registros.


O prazo para que os medicamentos sejam retirados das farmácias será nesta semana, com um prazo máximo de 60 dias. Nenhum produto proibido poderá permanecer nas prateleiras e a venda já foi vetada.

“A decisão pela proibição se deu porque há um consenso que não existem dados que nos processos de regulamentação que sustentem há eficácia no tratamento de obesidade”, afirmou o presidente da Anvisa.



A proibição destes medicamentos começou a ser discutida no início do ano. A alegação era que o remédio podia trazer riscos à saúde. Muitos queriam banir todos os medicamentos derivados da anfetamina, mas isso não ocorreu.

Estudos indicam que os medicamentos derivados dessa substância podem provocar problemas cardiopulmonares e acarretar riscos ao sistema nervoso central.