Gênero Textual usado para a crítica e elogios de obras, através de opiniões fundamentadas em regras, essa é a Resenha Crítica.

Resenha Crítica

Gênero Textual usado para a crítica e elogios de obras, através de opiniões fundamentadas em regras, essa é a Resenha Crítica.



Existem várias formas de expressarmos nossa opinião sobre algo, isso pode ser feito de uma maneira mais formal. Através de uma gênero textual chamado, resenha crítica, mas afinal, o que é exatamente isso.

O que é ?

A resenha crítica é a descrição com opiniões do autor sobre determinado fato, por exemplo, peça teatral, obras literárias, cinema, tarefa manual, experiência científica, shows, entre outros. O texto é elaborado de forma impessoal, sem demonstrações cômicas ou satíricas.


Deve ir direto ao foco do assunto, dividindo momentos de crítica direta com momentos de descrição. As opiniões devem ser sempre seguidas de explicações técnicas e nunca devem ser usados termos como “Gostei” ou “Não gostei”. Devem estar contida na resenha, o título, as referências, alguns dados do autor e dos personagens, o resumo, ou síntese do conteúdo, e a avaliação crítica.

Objetivo

A finalidade da resenha crítica é deixar o leitor informado de uma maneira objetiva, sobre o assunto tratado no filme, livro ou artigo, por exemplo, deixando evidente a contribuição da obra, como novos conhecimentos, novas teorias. A visão é portanto, apresentar uma síntese das idéias da obra.



Modelo de Resenha CríticaModelo-resenha-critica

[youtube]KUXu_u8OU3w[/youtube]