Conheça mais sobre um dos rios mais importantes do mundo

Rio Amazonas – Fotos

Conheça mais sobre um dos rios mais importantes do mundo



Rio Amazonas

Uma das maiores belezas naturais do Brasil e do Mundo, o Rio Amazonas é mais do que uma simples paisagem. Sul-americano (com boa parte do rio em território brasileiro), sua nascente começa nas Cordilheiras dos Andes, no lago Lauri ou Lauricocha, no Peru.

Rio Amazonas

O Rio Amazonas desagua no Oceano Atlântico, junto com à Ilha do Marajó, no Brasil. Como é um rio muito extenso, diversos nomes foram dados para cada parte do percurso das águas. Tunguragua, Marañón, Apurímac, Solimões e finalmente, Amazonas.


Durantes alguns anos, cientistas acreditavam que o Rio Amazonas com mais volume de água e o segundo maior em comprimento do mundo. Mas pesquisas recentes apontaram que ele além dessas outras características, é o mais longo do mundo.

A quantidade de água lançada pelo rio no Oceano Atlântico é de 190000 m3/s, número bastante elevado. O Amazonas é responsável pelo quinto maior volume total de água doce, por isso é considerado uma área de extrema proteção, não só para o Brasil, mas para todo o planeta.



Navios de porte médio navegam pelas águas do rio, que pode ter até 50 quilômetros de largura, mais precisamente na região de Gurupá.

Cientistas afirmam que naquela regiões do rio, existem inúmeras espécies de plantas sem classificação, assim como os animais, anfíbios e insetos.