Segunda Guerra Mundial - Resumo, causas e consequências

A Segunda Guerra Mundial foi sem dúvidas, um dos acontecimentos que mais marcaram a história do planeta, entenda mais sobre as causas e consequências desse acontecimento.

Atualizado em

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi um grande jogo de interesses entre potências mundiais da época. Hitler, ditador populista da Alemanha, almejava a conquista do crescimento germânico, tanto a níveis da população como o seu poder econômico, e ambicionava também o acesso a maiores recursos naturais, pois se encontrada diante de uma potência com poucos recusos existentes em solos alemães.

Segundo historiadores renomados, a ambição do maior ditador já conhecido do mundo, só poderia ser alcançada se fosse levantada e instaurada uma Guerra propriamente dita.

Resumo

 A Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar armado que teve abrangência global e envolveram diversas potências mundiais da época, com a duração de aproximadamente 6 (seis) anos, de 1939 a 1945 .

Basicamente, existiam duas alianças durante a Guerra: Os Aliados e o Eixo. organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. A Segunda Guerra teve proporções gigantescas e mobilizaram cerca de 100 milhões de militares, foi um conflito que marcou a história do planeta e irá se perdurar durante a existência do planeta Terra. Os participantes da Guerra envolveram suas nações ao máximo, envolvendo diversos setores, como a indústria bélica, de cuidados aos feridos, desenvolvimentos de novos materiais através de pesquisas, entre outros segmentos.

Causas

  • Invasão da Polônia no dia 1 de dezembro de 1939 pela Alemanha, após assegurar a neutralidade da União Soviética, através do Pacto de Não-Agressão Germano-Soviético;
  • Uma série de ataques iniciados pela Alemanha no dia 10 de maio do mesmo ano contra a Europa ocidental, invadindo os Países Baixos—Holanda, Bélgica, e Luxemburgo—que haviam assumido uma postura de neutralidade, e também ocuparam a França.
  • Encorajada pela Alemanha, em junho de 1940 a União Soviética encorajada pela "Alemanha de Hitler" ocupou os países bálticos– Lituânia, Letônia e Estônia–anexando-os formalmente à URSS. 
  • Os alemães e seus aliados invadiram a União Soviética em 22 de junho de 1941, em violação direta aos termos do Pacto de Não-Agressão Germano-Soviético. 
  • Em 6 de dezembro de 1941, as tropas soviéticas contra-atacaram, forçando as tropas alemãs a saírem dos arredores de Moscou.
  • Um dia depois, em 7 de dezembro de 1941, o Japão, país membro do Eixo, bombardeou Pearl Harbor, no estado norte-americano do Havaí, e quase que de imediato os Estados Unidos declarou guerra ao Japão.
  • Em 11 de dezembro a Alemanha e a Itália, juntas, declararam guerra aos Estados Unidos. 

Consequências

  •  O número de mortos e feridos durante a Segunda Guerra é alarmante, em torno de um total de 46 milhões de pessoas: cerca de 26 milhões de soviéticos, 4 200 mil alemães, 4 320 mil poloneses (a maioria judeus), 2 milhões de japoneses, 400 mil americanos e 370 mil ingleses.
  •  Os custos estruturais que as cidades sofreram também foram enormes,cidades em ruínas; pontes, sistemas ferroviários, vias fluviais e portos destruídos; terras agrícolas abandonadas, gado morto e minas de carvão desabadas. Muitas pessoas, famintas e sem lar, vagando pelas ruas e estradas.
  • Em relação a política, o fim da Segunda Guerra trouxe como consequência direta o declínio da Alemanha Ocidental e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética
  • A Segunda Guerra Mundial marcou o início da corrida de armas atômicas de destruição em massa.
  •  Ao final da guerra a Alemanha foi dividida em dois países (até 1990): República Federal da Alemanha e república Democrática Alemã.
  • Foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de evitar novos conflitos.