A carteira de trabalho é um documento muito importante na vida de um trabalhador, pois nela ficam armazenados todos os registros de emprego do trabalhador e garante ao cidadão tenha protegidos os seus direitos trabalhistas e previdenciários, tais como:
- Salário regular
- Férias
- Décimo terceiro salário
- Repouso remunerado
- Aposentadoria
Se você por alguma razão perdeu ou teve a carteira de trabalho roubada, é possível emitir a segunda via da carteira de trabalho. Basta ter alguns documentos em mãos que poderão ser exigidos para a retirada da segunda via, os documentos necessários para tirar a segunda via da carteira de trabalho são:
- Comprovante de residência
- CPF
- Uma foto 3×4 recente
- Um documento de identificação (RG ou certidão de nascimento ou casamento, carteira de motorista não será aceita.)
Agora para recuperar os registros de emprego do trabalhador, é preciso pedir um novo documento a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Somente com a nova carteira do trabalho em mãos, o trabalhador conseguirá recuperar os registros perdidos das suas experiências anteriores.
“O correto é quando ele tirar a nova carteira, passar nas empresas, para fazer um novo registro. Caso a empresa já tenha fechado, não tem nenhum problema, porque os registros a partir de 1986 já estão no extrato do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged”, explicou o técnico em Registro Profissional, Ivaldo Nascimento.