Segunda Via de Documentos Gratuito

Atualizado em

Segunda Via de Documentos

Para o cidadão que por algum motivo perdeu seus documentos ou teve eles roubado, você pode reaver todos os documentos solicitando a segunda via de todos os documentos perdidos. A primeira coisa que se deve fazer quando seus documentos foram roubados ou perdidos é se prevenir indo a uma delegacia de polícia e fazendo um Boletim de Ocorrência (BO). Depois disso, você estará mais seguro e pode solicitar a segunda via dos documentos. Abaixo estão alguns documentos que geralmente quando perdemos ou somos roubados temos que tirar a segunda via.

Para emitir a segunda via, basta comparecer ao estabelecimento de referência, por exemplo, para emitir a segunda via da carteira de habilitação e documento do veículo, você deverá comparecer ao DETRAN do seu estado.

No estado do Rio de Janeiro tem uma situação um pouco diferente. De acordo com a Lei 3,051/98, que determina a gratuidade para fazer a segunda via de documentos roubados, levando em consideração o Boletim de Ocorrência (BO), expedido na Delegacia .

Isso mesmo, boa parte da população do Rio de Janeiro não sabia disso, mas agora se você tiver seus documentos roubados, basta fazer um Boletim de Ocorrência em uma delegacia de polícia e apresentá-lo em uma das organizações de direitos civis.

Obs.: Essa lei só é válida no estado do Rio de Janeiro.