O RG é um documento intransferível e de suma importância para o cidadão. Esse documento pode ser tirado a segunda via de maneira fácil através de postos de atendimento.

Segunda Via RG

O RG é um documento intransferível e de suma importância para o cidadão. Esse documento pode ser tirado a segunda via de maneira fácil através de postos de atendimento.

segunda-via-rg-1A carteira de Identidade, mas conhecida como RG (Registro Geral) é um dos documentos mais importantes para uma pessoa portar, pois ele é o nosso documento de identificação civil. Nele nós encontramos o nosso nome, data de nascimento, data de emissão, foto 3×4, assinatura, impressão digital.

O RG é um documento que vai acompanhar você para o resto da sua vida, tal documento é intransferível. Ele é expedido pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado. Lembrando que para a emissão da primeira via, você poderá solicitar de maneira gratuita, sem custo de taxa algum, mas só para a primeira via.

Tal documento é necessário para diversas situações, como por exemplo, na hora de abrir uma conta no banco, ou inscrever-se em uma universidade, para todas essas atividades é necessário portal o documento de registro geral, o RG. Como qualquer outro documento, o RG também pode ser tirado segunda Via.

Segunda Via do RG

segunda-via-rg

Se por um algum motivo, seja perda ou roubo, o mais importante a se fazer é, primeiramente, prestar queixa sobre a situação, ou seja, o cidadão deve comparecer a uma delegacia de sua cidade o mais breve possível e fazer um boletim de ocorrência explicando o caso. Logo em seguida você deverá solicitar a segunda via do RG, a qual é feita em qualquer delegacia de polícia credenciada a um serviço de atendimento ao público do estado.

Por fim, para retirar a segunda via do RG, o é necessário levar todos os documentos solicitados para retirar a primeira via, são eles: foto 3×4, certidão de nascimento original, certidão de casamento (se for casado), certificado de reservista, CPF. O prazo de entrega varia de estado para estado. Ao retirar a segunda via do RG, é necessário pagar uma taxa que varia em torno de no máximo R$ 30,00.

Diversos outros pontos de atendimento para conseguir retirar a segunda via do RG existem espalhados pelo Brasil, em cada estado pode ter um ponto específico, mas outros pontos auxiliares também existem. Através de postos do Poupatempo, em São Paulo, por exemplo, oferecem esse serviço. Casa da Cidadania em outros estados, também fornecem esse serviço de segunda via do RG.