Segunda Via do Título de Eleitor pela Internet

Atualizado em

Segunda Via Título de Eleitor

Na sociedade atual a democracia é o metodo de decisão que domina, através de eleições os candidatos que tem a maior quantidade de votos são os que acabam por nos representar, porém nas são todos que podem votar, para votar tem que ser maior de 16 anos e ter o título de eleitor. Esse documento é o que lhe abilita a poder votar e aqui no país é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos.

Como todo documento o Título de Eleitor poder ser perdido e então muitas pessoas não sabe como fazer para pegar a segunda via do título, mas é simples e pode ser feito de duas formas, a primeira é você comparecer ao cartório em que é inscrito, com RG ou outro documento oficial com foto e preencher um requerimento de solicitação de 2ª via do Título de Eleitor. A segunda forma é ainda mais simples, pela internet acesse o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – http://www.tse.jus.br/titulo-net e solicite o seu título de eleitor pela internet através do Título NET, depois de solicitar basta acompanhar através do número de protocolo se o seu título já chegou ao unidade de atendimento da Justiça Eleitoral escolhida por você na hora da solicitação.

O objetivo é modernizar e facilitar o acesso a esses serviços, tornando mais ágil o atendimento nos cartórios eleitorais, onde o processo é concluído. Espera-se, ainda, reduzir os erros de transcrição dos dados, uma vez que as mudanças serão feitas pelo próprio eleitor e conferidas por um atendente.

Depois de fazer a solicitação pela Internet, os eleitores devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, munidos da documentação exigida, para concluir os serviços pedidos e receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado.

Site do TSE

Essas são as formas de solicitar a segunda via do seu título de eleitor, lembre-se que nas eleições além de ser obrigatório o seu voto, você ajudando a decidir o futuro do nosso país.