Descubra o significado dessa palavra que já faz parte do nosso vocabulário

O que é SEO?

Descubra o significado dessa palavra que já faz parte do nosso vocabulário



Seo

O SEO está se tornando uma palavra comum no vocabulário das pessoas, mas poucos sabem o seu verdadeiro significado. Search Engine Optimization – em português Otimização de Sites – é o responsável por otimizar uma página ou até mesmo um site inteiro, com objetivo de melhorar a compreensão pelas ferramentas de busca.

Quando pesquisamos certa palavra no Google, alguns sites aparecerão em primeiro lugar. O trabalho do SEO é fazer com que o site que ele administra esteja entre os primeiros através das palavras chaves.


É o SEO que divulga o site ou a loja virtual e atrai tráfego qualificado. Essa nova “modalidade” surgiu com a nova geração e os novos sites de buscas na internet. Antes do SEO, a organização era feita através dos links em uma página de resultados em ordem alfabética, como é feito nos diretórios web.

As ferramentas que ordenam os sites na página do Google, por exemplo, era guardadas como segredo de estado pelos buscadores. Mas com o tempo, foi possível identificar as melhorias para facilitar na hora da busca pelos usuários.



O SEO pode ser dividido em duas partes: os internos e externos.

SEO Internos

O SEO de fatores internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são as urls bem feitas, utilização de padrões web, tags e html claros e títulos de página racionais.

SEO externos

Os exemplos de SEO externo são os links apontando para o site, por exemplo. É através deles que o tráfego pode ser aumentado, levando um maior número de usuários.


Existe também o lado negro do SEO conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página como uso de texto invisível ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e sites de busca. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.

Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no segundo você pode pagar para ter a garantia na hora de ficar na frente de outros resultados.