Logradouro é um termo bastante utilizado em preenchimento de dados cadastrais ou documentos que necessitem de endereço.

Significado de Logradouro

Logradouro é um termo bastante utilizado em preenchimento de dados cadastrais ou documentos que necessitem de endereço.



logradouro

O que é Logradouro

Logradouro tenho o seguinte significado:

  • Aquilo que pode ser logrado, desfrutado ou usufruído por alguém.

O significado mais conhecido é o utilizado em Urbanismo:


  • Logradouro é um espaço público reconhecido oficialmente pelo administração de cada município. São os espaços públicos como avenidas, ruas, jardins, praças, etc, destinados a circulação de veículos e ao uso dos cidadãos.

O termo Logradouro é bastante utilizado no preenchimento de endereços, como por exemplo, no sistema dos Correios. O sistema de busca de CEP (código de Endereçamento Postal) dos Correios reconhece os seguintes tipos de logradouro:

Aeroporto, alameda, área, avenida, campo, chácara, colônia, condomínio, conjunto, distrito, esplanada, estação, estrada, favela, fazenda, feira, jardim, ladeira, lago, lagoa, lago, loteamento, morro, núcleo, parque, passarela, pátio, praça, quadra, recanto, residencial, rodovia, rua, setor, sítio, travessa, trecho, trevo, vale, vereda, via, viaduto, viela, vila.

No preenchimento de documentos e dados cadastrais, o logradouro deve ser preenchido apenas com o tipo e o nome, por exemplo: Avenida João Pessoa. Somente caso não haja outro campos para complementos e número é que deve-se então informar o endereço completo.