Símbolos da Páscoa - Fotos e Significados

Entenda o significado dos Símbolos da Páscoa, e qual sua real importância para essa data tão especial. Confira mais informações sobre esta data e fotos que a simboliza.

Atualizado em

Símbolos da PáscoaA Páscoa é uma data que marca o calendário por seu significado bíblico e comemorativo. O significado Bíblico da Páscoa é de suma importância para os cristãos, pelo fato de ser caracterizado como a ressurreição de Jesus Cristo, após ser morto por mãos humanas pregado e torturado na cruz. Entretanto, a Páscoa, além do significado bíblico, apresenta um significado comercial muito forte, pois nessa data existe a confraternização entre pessoas que se dão como presente ovos de Páscoa feitos com chocolate, uma forma de presentear e, de certa forma, celebrar a ressurreição de Cristo, o Salvador.

A  Páscoa também apresenta uma característica muito marcante, que são os Símbolos da Páscoa, que possui significados de suma importância para as pessoas e que já estão inseridos nas crenças das pessoas.

Significados

O Ovo

Símbolos da Páscoa

O significado do Ovo é bastante expressivo e forte, simboliza o renascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo. É um significado que possui sua importância desde os tempos antigos, quando já era costume presentear pessoas queridas com ovos coloridos. Os ovos de Páscoa também representam o final da quaresma.

Cacau

Símbolos da Páscoa

O cacau, cujo nome tem origem grega e significa, o néctar dos deuses, é bastante reconhecido pelo seu sabor e sua característica energética. Representa para a Páscoa, uma maior intensidade na força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.

Coelhos

Símbolos da Páscoa

O símbolo dos coelhos surgiu no Egito Antigo, representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.

Cruz

Símbolos da Páscoa

A cruz, para os cristãos, mistifica o significado da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo.

Cordeiro

Símbolos da Páscoa

O cordeiro é, sem dúvidas, o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento,  tal animal é simbolizado como sendo Cristo, o Cordeiro de Deus, que fora sacrificado em prol da salvação dos homens, o seu rebanho.

Pão e Vinho

Símbolos da Páscoa

O pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue, respectivamente, de Jesus, e a vida eterna.

Vestes Branca

Símbolos da Páscoa

O branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude. Estados de espírito que Jesus veio pregar e morreu tentando passar para seus filhos.

Velas

Símbolos da Páscoa

As velas marcam as celebrações religiosas da Páscoa. Em alguns países, os católicos apagam as luzes da igreja na Sexta-feira da Paixão. Onde, na véspera da Páscoa,  reacendem o fogo para acender o principal círio pascal e todas as velas da igreja. Consequentemente, cada um acende suas velas e as levam para casa com a finalidade de utilizar em ocasiões que sejam especiais.

Pomba Pascal

Símbolos da Páscoa

Colomba ou Pomba Pascal – representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos após a ressurreição de Cristo. A pomba também é o símbolo da paz, muito popularizado com o termo "Pomba da Paz"