São várias as doenças raras que podem afetar qualquer pessoa, algumas delas podem ser bastante perigosas, provocando graves infecções, um desses exemplos é a Síndrome de Fournier, uma rara doença que provoca uma infecção bacteriana na região genital, matando todas as células da região, o sintomas são semelhantes aos da gangrena, como inchaço, escurecimento da pele e odor desagradável.
Os casos da síndrome de Fournier são mais comuns em homens, idosos ou crianças em estado debilitado, mas podem ocorrer em mulheres. A síndrome de Fournier não é contagiosa e possui tratamento para a cura.
Tratamento
O tratamento da Síndrome de Fournier é feito a base de antibióticos, e normalmente inclui cirurgia para retirar o tecido morto. Os cuidados de enfermagem são fundamentais no tratamento, já que é necessário a troca constante de curativos, além da limpeza e aplicação de antibióticos.
Como a doença é bastante agressiva com o corpo, chegando a ser necessário retirar tecidos, alguns pacientes necessitam também de tratamento psicológico, para conseguir obter bons resultados no tratamento.
[youtube]AclNDEu96A8[/youtube]
Causas
As causas ainda não foram descobertas de forma exara, porém sabe-se que está relacionado ao desenvolvimento bacteriano e tudo que contribui para isso, como:
- Lesões da região da virilha;
- Falta de higiene pessoal;
- Baixa vascularização na região;
- Obesidade mórbida;
- Diabetes;
- Pequenas infecções mal tratadas;
- Hematomas formados por pancadas;
- Excesso de pele que acumulem bactérias;
História
A doença foi publicada em 1883, foi descoberta pelo médico Jean Alfred Fournier, que descobriu a doença após analisar o caso de cinco de jovens sadíos que tiveram essa patologia e acabaram morrendo. Na época os fatores causadores da síndrome de Fournier não foram identificadas, atualmente em cerca de 25% dos casos os médicos conseguem identificar o fator causador.